Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Leonardo e Weststar celebram acordo de desenvolvimento tecnológico e comercial

Weststar operará um AW609 em colaboração com a fabricante italiana Leonardo no desenvolvimento de capacidades do tiltrotor no Sudeste Asiático

Luiz Fara Monteiro|Do R7

Leonardo e a Weststar Aviation Services celebraram acordos de desenvolvimento tecnológico e comercial
Leonardo e a Weststar Aviation Services celebraram acordos de desenvolvimento tecnológico e comercial Leonardo e a Weststar Aviation Services celebraram acordos de desenvolvimento tecnológico e comercial

Na Exposição Internacional Marítima e Aeroespacial de Langkawi - LIMA, Leonardo e a Weststar Aviation Services (Weststar) da Malásia celebraram acordos de desenvolvimento tecnológico e comercial, além de um importante marco de sustentabilidade.

A Weststar introduzirá o tiltrotor AW609 na Malásia por meio da operação de uma unidade, sob contrato de arrendamento. A aeronave será usada para desempenhar uma série de funções e missões no país, possibilitando maior desenvolvimento de suas capacidades operacionais adaptadas às exigências e expectativas específicas do mercado regional. A Leonardo fornecerá treinamento inicial e suporte de manutenção, com atividades de demonstração planejadas por seus parceiros e realizadas durante a fase de desenvolvimento de capacidade. Esta conquista do programa AW609, o primeiro tiltrotor multifunção do mundo projetado para obter certificação civil, marca a entrada do novo tipo no sudeste da Ásia.

“À medida que a Weststar continua a ultrapassar os limites da inovação e da excelência operacional, estamos entusiasmados em fazer essa parceria com a Leonardo para apresentar o tiltrotor AW609 na Malásia. Esta aeronave inovadora revolucionará nossas capacidades operacionais, fornecendo-nos uma plataforma versátil para cumprir nossas várias missões. Estamos orgulhosos de sermos pioneiros em trazer o primeiro tiltrotor multifunção do mundo para o Sudeste Asiático, e estamos ansiosos para demonstrar suas capacidades excepcionais para nossos clientes atuais e potenciais." disse Tan Sri Syed Azman Syed Ibrahim, Diretor Geral do Grupo Weststar.

Além deste importante anúncio de colaboração no desenvolvimento revolucionário da capacidade de helicópteros, a Weststar assinou um contrato para mais cinco helicópteros twin intermediários AW139 em uma configuração offshore. Este movimento fortalecerá o nível de suporte fornecido pela Weststar para a indústria regional de energia com o best-seller no mercado mundial em sua classe.

Publicidade

Um marco significativo de sustentabilidade também foi alcançado por um Weststar AW139 em configuração VIP no dia 22 de maio, com a aeronave realizando um primeiro voo de demonstração com SAF (Sustainable Aviation Fuel) na Malásia, decolando do Aeroporto de Subang (casa da Leonardo na Malásia) com destino a LIMA. O combustível SAF foi fornecido pela PETRONAS Dagangan Berhad (PDB) em colaboração com a Neste, o principal produtor mundial de SAF. O voo usando SAF em operações reais marcou o primeiro na Malásia para helicópteros, demonstrando ainda mais a capacidade de Leonardo de reduzir o impacto que a aviação tem nas emissões globais de carbono em todas as regiões.

“Na Weststar estamos comprometidos em conduzir práticas de aviação sustentáveis e reduzir nossa pegada de carbono. Estamos a um passo mais perto de reduzir o impacto ambiental do setor de asas de rotor da Malásia com o voo de demonstração bem-sucedido de nosso AW139 abastecido com combustível de aviação sustentável (SAF). Essa conquista exemplifica nosso compromisso em aproveitar soluções inovadoras que impulsionam mudanças positivas no setor. Continuamos dedicados a moldar um futuro mais verde para a indústria da aviação e reduzir as emissões de carbono além das fronteiras”, acrescentou Tan Sri Syed Azman.

Publicidade

“No PDB, estamos comprometidos em apoiar os esforços de descarbonização da indústria da aviação. Esta colaboração é um passo positivo na direção de promover o futuro da aviação sustentável”, disse o Diretor de operações (COO) do PDB, Khalil Jaffri Muhammad Muri.

Desde a sua criação em 2003, a Weststar, uma provedora regional líder de serviços de transporte offshore de helicópteros, cresceu e se tornou uma das principais empresas globais na indústria de helicópteros offshore. Até o momento, a Weststar opera mais de 35 helicópteros AW139, AW169 e AW189 a partir de suas bases na Malásia, Indonésia, Arábia Saudita, Namíbia, Mauritânia, Gabão e República do Congo, tornando-se uma das maiores operadoras comerciais de helicópteros Leonardo.

Publicidade

A Leonardo continua a desempenhar um papel importante no mercado de helicópteros da Malásia, expandindo sua presença e aumentando suas capacidades por meio de um plano contínuo de investimento. Com um hub regional para suporte ao cliente e treinamento perto de Kuala Lumpur, a Leonardo está presente na região há muitos anos e conta com centenas de helicópteros realizando missões como transporte offshore e de passageiros, serviços públicos, segurança nacional, aplicação da lei, SAR, serviços médicos de emergência, patrulha marítima, funções navais militares e reconhecimento armado.

Sobre a Leonardo:

A Leonardo, uma empresa global de alta tecnologia, está entre os principais players mundiais em Aeroespacial, Defesa e Segurança e a principal empresa industrial da Itália. Organizado em cinco divisões de negócios, a Leonardo tem uma presença industrial significativa na Itália, Reino Unido, Polônia e EUA, onde também atua por meio de subsidiárias que incluem Leonardo DRS (eletrônica de defesa), e joint ventures e parcerias: ATR, MBDA, Telespazio, Thales Alenia Space e Avio. A Leonardo compete nos mais importantes mercados internacionais aproveitando suas áreas de liderança tecnológica e de produtos (Helicópteros, Aeronaves, Aeroestruturas, Eletrônica, Segurança Cibernética e Espaço). Listado na Bolsa de Valores de Milão (LDO), em 2020, a Leonardo registrou receitas consolidadas de € 13,4 bilhões e investiu € 1,6 bilhão em Pesquisa e Desenvolvimento. A empresa faz parte do Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI) desde 2010 e está confirmada entre os líderes globais de sustentabilidade em 2021. Leonardo também está incluído no índice MIB ESG.

Sobre a Weststar Aviation Services

A Weststar Aviation Services é uma proeminente fornecedora global de serviços de helicópteros offshore. Com presença global e compromisso com a excelência, a Weststar estabeleceu-se firmemente como um parceiro confiável para os principais players da indústria de petróleo e gás. A Weststar investe continuamente em tecnologias avançadas, programas de treinamento rigorosos e protocolos de manutenção robustos para garantir que nossas operações atendam e excedam os mais altos padrões da indústria. A presença da Weststar Aviation Services estende-se por vários países, incluindo Malásia, Indonésia, Reino da Arábia Saudita, Namíbia, Mauritânia, Gabão e República do Congo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.