Líderes da aviação seguem reunidos em Istambul para a 79ª AGM da IATA
Evento que começou no domingo atrai líderes seniores do setor entre as mais de 300 companhias aéreas membros da IATA, bem como altos funcionários do governo, parceiros estratégicos, fornecedores de equipamentos e mídia
Luiz Fara Monteiro|Do R7

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) ressalta que os líderes da indústria global de aviação estão reunidos em Istambul, Turquia, até esta terça-feira (6), para a 79ª Reunião Geral Anual (AGM) da IATA e Cúpula Mundial de Transporte Aéreo, com a Pegasus Airlines como a companhia aérea anfitriã .
O evento que começou no domingo (4 de junho) atrai os líderes mais seniores do setor entre as mais de 300 companhias aéreas membros da IATA, bem como altos funcionários do governo, parceiros estratégicos, fornecedores de equipamentos e mídia.
“Istambul se tornou a capital mundial da aviação. As companhias aéreas se reunem para revisar a recuperação do setor em relação ao COVID-19, para planejar o caminho a seguir para um futuro mais sustentável, para discutir as oportunidades de tecnologia para impulsionar a eficiência do varejo moderno à facilitação aprimorada e para entender os desafios regulatórios comuns que enfrentam. A aviação é importante. Conectar o mundo mesmo quando as divisões geopolíticas se aprofundam é uma missão vital que requer companhias aéreas lucrativas, seguras, eficientes e sustentáveis. Os resultados desta AGM devem definir a direção para uma conectividade global ainda mais eficaz”, disse Willie Walsh, Diretor Geral da IATA.
O presidente do Conselho de Administração da Pegasus Airlines e o presidente do Conselho de Governadores da IATA, Mehmet T. Nane, disse: “Estamos muito orgulhosos de receber nossos parceiros do setor na grande cidade de Istambul e esperamos receber todos aqui para o IATA AGM, especialmente quando olhamos para o nosso 100º marco de aeronaves no 100º aniversário da República de Türkiye no final deste ano. A aviação se uniu para ajudar o povo de Türkiye a se reconstruir após o trágico terremoto de fevereiro. Agora, a aviação se reúne para debater questões vitais relacionadas ao nosso caminho para o CO2 líquido zero em 2050, a diversidade de nossa indústria, nossa recuperação operacional das profundezas do COVID e muitos outros tópicos.”
Cúpula Mundial de Transporte Aéreo
A Cimeira Mundial do Transporte Aéreo segue-se imediatamente à AGM.
O sempre popular CEO Insights Panel moderado por Richard Quest da CNN contará com Greg Foran (CEO, Air New Zealand), Yvonne Manzi Makolo (CEO, Rwandair), John W. Dietrich (presidente e CEO, Atlas Air Worldwide) e Campbell Wilson ( CEO e MD, Air India).
Além das perspectivas econômicas atualizadas do setor, os principais tópicos abordados incluem:
Uma visão 'Big Picture' dos desafios enfrentados pelo setor com mercados de energia em constante mudança e cadeias de suprimentos em constante mudança
A contribuição da aviação para a recuperação do terremoto de Türkiye
Avanços em sustentabilidade
Aprendizados com os desafios operacionais de 2022
Um destaque será a quarta edição dos Prêmios de Diversidade e Inclusão patrocinados pela Qatar Airways. Esses prêmios reconhecem organizações e indivíduos que estão fazendo a diferença ajudando a impulsionar a iniciativa 25by2025 do setor para tornar o setor de aviação mais equilibrado em termos de gênero.
Veja o programa completo da AG
Esta é a segunda vez que a AGM vem sendo realizada em Istambul, que foi realizada pela última vez em 2008. Türkiye está se recuperando fortemente do fechamento da pandemia. Em 2022, as viagens de/para Türkiye aumentaram quase 60% e agora é o 7º maior mercado internacional de passageiros do mundo.
“Desde a última vez que estivemos em Istambul, Türkiye se tornou uma potência incrível da aviação global. Suas operadoras estão liderando o caminho em conectividade regional e internacional, e o magnífico novo aeroporto envergonha a falta de investimento em aeroportos de algumas outras nações. Não há dúvida de que a importância de Türkiye para a aviação global continuará a crescer significativamente”, disse Walsh.
