Linha de montagem final da Airbus na China entrega primeiro A321neo
Aeronave da Juneyao Air, em Tianjin, é movida por motores Pratt & Whitney GTF e possui 207 assentos, sendo 8 na Executiva e 199 na Classe Econômica
Luiz Fara Monteiro|Do R7
A Airbus entregou a primeira aeronave A321neo montada em sua linha de montagem final na Ásia (FAL Tianjin) para a chinesa Juneyao Air em Tianjin, China. A aeronave é movida por motores Pratt & Whitney GTF e possui 207 assentos confortáveis, 8 na Executiva e 199 na Classe Econômica. Seu voo de entrega deve usar uma mistura de dez por cento de combustível de aviação sustentável em apoio à estratégia de aviação verde na China.
“Desde que anunciamos o comissionamento da primeira aeronave A321 na FAL Tianjin em novembro passado, as atividades e testes de montagem final relevantes ocorreram sem problemas, mostrando a maturidade da FAL Tianjin para se adaptar rapidamente a novos produtos”, disse George Xu, vice-presidente executivo da Airbus e CEO da Airbus China. “A entrega bem-sucedida da primeira aeronave A321 permite que a Airbus honre a popularidade da aeronave no mercado da China e além - e a confiança e suporte consistentes de nossos clientes. A Airbus continua a expandir e aprimorar sua cooperação abrangente com a indústria de aviação da China, destacando seu compromisso de longo prazo com a China para garantir a proximidade com o cliente e, ao mesmo tempo, apoiar o aumento global da produção de aeronaves comerciais”.
A Airbus tem quatro instalações de montagem final da Família A320 em todo o mundo: Hamburgo, Alemanha; Toulouse, França; Tianjin, China; e Mobile, Estados Unidos. Com a conversão da instalação de Tianjin no ano passado e com a mais nova instalação prestes a concluir sua transformação em Toulouse, o sistema industrial global será totalmente compatível com o A321, criando flexibilidade e agilidade para atender aos objetivos de crescimento da Airbus e ao crescente sucesso no mercado do modelo A321.
Inaugurada em 2008, a FAL em Tianjin foi a primeira linha de montagem de aeronaves comerciais da Airbus fora da Europa. No mesmo ano, chegaram ao local as primeiras seções de aeronaves. Desde a entrega do primeiro A320 em 2009, o FAL da Airbus em Tianjin entregou mais de 600 aeronaves em seus 14 anos de operação.
O A321neo é o membro de fuselagem mais longa da Família A320 de corredor único mais vendida da Airbus, acomodando confortavelmente até 244 passageiros, com um alcance maior atingindo 4.700 milhas náuticas/8.700 km. Apresentando a cabine de corredor único mais larga do céu, a Família A320neo oferece pelo menos 20% de redução no consumo de combustível e CO 2bem como uma redução de ruído de 50% em comparação com aeronaves da geração anterior, graças à incorporação das tecnologias mais recentes, incluindo motores de nova geração e Sharklets. Até o final de janeiro de 2023, a Família A320neo havia recebido mais de 8.600 pedidos firmes de mais de 130 clientes em todo o mundo.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.