Manobra de caça em festival aéreo assusta expectadores em praia da Espanha
Parte do público classificou a manobra do EF18 Hornet como um ‘quase acidente’ no Gijón Air Festival
RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A passagem baixa seguida de uma manobra incomum de um jato EF18 Hornet da Força Aérea da Espanha chamou a atenção e assustou parte do público que estava em uma praia na cidade litorânea de Gijón. Alguns classificaram o movimento do caça como um “quase acidente”. O McDonnell Douglas F/A-18 Hornet é uma aeronave supersônica bimotora de combate.
Vídeos gravados pelos expectadores mostram o jato em um voo rasante, a poucos metros do nível do mar, bem próximo à praia e se aproximando perigosamente em direção ao público. A força espanhola não comentou se a manobra foi intencional ou incidental.
O caça parece girar 180 graus em torno do próprio eixo, gira de volta, desacelera e logo retoma a potência para ganhar altitude.
O F/A-18 foi projetado para ser uma aeronave altamente versátil devido à sua aviônica e excelentes características aerodinâmicas, com capacidade para transportar uma ampla variedade de armas. A aeronave pode realizar diversas operações, como escolta, defesa aérea, supressão de defesas aéreas inimigas e reconhecimento aéreo, além de ser um valioso ativo para porta-aviões.
O Festival do Ar de Gijón acontece anualmente em julho na baía de Gijón e desde 2022 faz parte na chamada Fiesta del Cielo, uma festividade com diversas atrações que ocorrem em torno das apresentações aéreas.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp












