Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Militares da FAB integram Operação Amazônia

CENIPA e o Comando de Preparo destacaram oficiais com certificação em atividades de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos para atuar como elos de Segurança de Voo diretamente na Operação Yanomami

Luiz Fara Monteiro|Do R7

FAB: Operação Amazônia
FAB: Operação Amazônia FAB: Operação Amazônia

Após a a ativação do Comando Operacional Conjunto Amazônia, por meio de uma diretriz ministerial do Ministério da Defesa, com o propósito de reforçar o trabalho integrado dos esforços das Forças Armadas no enfrentamento da crise em Território Yanomami, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) e o Comando de Preparo destacaram oficiais com certificação em atividades de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos para atuar como elos de Segurança de Voo diretamente na Operação, com o objetivo de elevar os níveis de segurança relativos à atividade aérea na região.

O Comandante do Cmdo Op Cj Amz, Major-Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto, enfatizou a importância da chegada desses militares na Operação: “O propósito da prevenção de acidentes não é restringir a atividade aérea, mas estimular o seu desenvolvimento com segurança. Sendo assim, operar os meios aéreos sem perder de vista os valiosos conceitos da segurança de voo é fundamental para o alcance dos objetivos propostos".

Nos primeiros dias de atividade, a equipe atuou tanto no aeródromo do Aeroporto Internacional de Boa Vista quanto no aeródromo de Surucucu. Foram realizados um acompanhamento das operações, um estabelecimento de um sistema de Relatos de Prevenção e um briefing com orientações para as equipes envolvidas nos voos.

Até o momento, foram utilizadas mais de 1.285 horas de voo no transporte aéreo logístico em apoio às comunidades Yanomami sem nenhuma ocorrência significativa, o que demonstra o elevado nível de atenção de todos os tripulantes e operadores envolvidos.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.