Logo R7.com
RecordPlus
Luiz Fara Monteiro
‌

Novos boatos citam boicote de companhias aéreas à eleição no Nordeste

Empresas e a associação nacional das companhias se pronunciam para desmentir cancelamentos por motivo eleitoreiro

Luiz Fara Monteiro|Luiz Fara MonteiroOpens in new window

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Boatos nas redes sociais acusam companhias aéreas de cancelarem voos para o Nordeste como forma de boicote à votação na região.
  • A Azul Linhas Aéreas e a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) desmentem as acusações, afirmando que cancelamentos são devidos a condições meteorológicas ou operacionais.
  • A GOL cancelou um voo de Porto Alegre para Salvador devido a problemas técnicos, mas os passageiros foram reacomodados.
  • As companhias aéreas enfatizam que a segurança dos passageiros é a prioridade e que cancelamentos seguem procedimentos rigorosos.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Boatos citam boicote a eleição no Nordeste Vinicius Magalhães

Uma onda de boatos lançada nas redes sociais nesse fim de semana responsabiliza companhias aéreas sobre um eventual boicote das empresas à votação na região Nordeste com o cancelamento proposital de voos.

Neste domingo (25), alguns perfis lançaram acusações contra a Azul Linhas Aéreas, que estaria cancelando deliberadamente decolagens de sua malha com destino ao Nordeste.

‌

Veja Também

Ao blog, a Azul destacou que, somente no sábado (24), realizou normalmente mais de 160 voos com destino à região, provenientes de diferentes cidades do país. Para este domingo (25), estão programados outros 159 voos. Leia a nota completa da companhia aérea mais abaixo.

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) também enviou um comunicado ao blog, esclarecendo que cancelamentos de voos são ocorrências previstas na rotina da aviação civil, em decorrência de razões meteorológicas ou operacionais.

‌

Foi preciso a associação lembrar o óbvio: que a prioridade na viação está na segurança dos passageiros e das operações como prioridade absoluta, conforme também se poderá ler mais abaixo.

No sábado (24), um perfil em uma rede social lançou uma fake news depois que o voo G3 1979 da GOL Linhas Aéreas, que deveria ter decolado de Porto Alegre para Salvador teve sua partida cancelada.

‌

Depois disso, boatos na rede falavam em “vários voos para o Nordeste cancelados na véspera da eleição”. As acusações eram desprovidas de provas. Não houve notícia de quantidade significativa de partidas canceladas para a região.

O voo cancelado da GOL, confirmado pela plataforma mundial de monitoramento AirNav Radar, parceira do blog, deixou de decolar por problema técnico. Avião com defeito não levanta voo. Para o bem de todos.

‌

No sábado, o blog apurou que, para a data, a Gol tinha previstos 586 voos em sua malha. Houve 7 cancelamentos até o início da noite por diferentes motivos, e apenas um envolvia um voo com destino ao Nordeste.

Assim a Azul se pronunciou sobre os boatos:

“A Azul informa que, dos 769 voos programados pela Companhia para este domingo (25), apenas 1,5% foram cancelados até o momento, devido a condições meteorológicas adversas ou questões operacionais. O percentual está dentro do padrão operacional da Companhia.

Os Clientes afetados estão recebendo a assistência prevista na Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e sendo reacomodados em outros voos da Companhia.

Em relação à operação para o Nordeste, a Azul destaca que, somente no sábado (24), realizou normalmente mais de 160 voos com destino à região, provenientes de diferentes cidades do país. Para este domingo (25), estão programados outros 159 voos."

A Abear, que reúne as principais companhias do país, enviou a seguinte nota ao blog:

“A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) esclarece que cancelamentos de voos são ocorrências previstas na rotina da aviação civil, em decorrência de razões meteorológicas ou operacionais, sempre com a segurança dos passageiros e das operações como prioridade absoluta.

Essas decisões seguem critérios técnicos e procedimentos operacionais rigorosos. A Abear e empresas associadas repudiam tentativas de atribuir qualquer outra motivação a decisões que visam unicamente garantir a segurança operacional, valor inegociável para a indústria da aviação.

A Abear ressalta que, nos casos de cancelamentos de voos, as companhias aéreas prestam assistência aos passageiros nos termos da Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).”

A GOL também se dirigiu ao blog sobre o voo de sábado:

“A GOL informa que a aeronave do voo G3 1979, entre Porto Alegre (POA) e Salvador (SSA), deste sábado (24/10), apresentou problemas técnicos e, por consequência, o voo foi cancelado. Os Clientes receberam as tratativas de acordo com a resolução 400 da ANAC e foram reacomodados em outros voos da Companhia, com possibilidades de partida hoje e amanhã. A GOL reforça que todas as ações tomadas para esse voo tiveram como foco a Segurança, nosso valor número 1.”

Search Box

✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Siga R7 no Google e fique por dentro de tudo que acontece

Seguir no Google

Últimas

‌

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.