Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Passageiro joga moedas em motor de avião para dar sorte e atrasa voo em 4 horas

Caso aconteceu com uma aeronave da China Southern Airlines. Companhia precisou realizar manutenção técnica para retirar as moedas do motor, avaliado em cerca de 100 milhões de reais

Luiz Fara Monteiro|luiz fara monteiro e Luiz Fará Monteiro

A350 da China Southern Airlines: moedas no motor
A350 da China Southern Airlines: moedas no motor A350 da China Southern Airlines: moedas no motor (Airliners.net )

Uma superstição antiga - e quase inofensiva - de que jogar moedas em um poço pode trazer sorte, é comum em vários países, incluindo a China. E foi lá onde um passageiro, ao embarcar, resolveu atirar moedinhas no motor de um avião. Em se tratadando de aviação, o ato não traz nada de vantajoso, pelo contrário. O resultado foi um atraso de 4 horas no voo.

A má sorte atingiu um voo da China Southern Airlines. 

Atraso de voo de 4 horas

De acordo com o Simple Flying, o incidente foi relatado pela mídia estatal chinesa e envolveu o voo CZ8805 da China Southern Airlines, na última quarta-feira (6). O CZ8805 é um voo doméstico chinês de 3 horas e 40 minutos de Sanya, na província de Hainan, para Pequim. A China Southern Airlines é uma das três maiores companhias aéreas chinesas do mundo.

Publicidade

A aeronave estava programada para decolar de Sanya às 10h, horário local, no dia 6 de março. Mas os passageiros foram forçados a esperar até por volta das 14h16 para que as moedas da sorte fossem retiradas do motor. A aeronave recebeu luz verde para decolar somente depois que a equipe de manutenção da aeronave realizou suas inspeções de segurança.

Segundo dados do Flightradar24, o voo foi operado por um Airbus A350-900 com motores Rolls-Royce Trent XWB-84. O avião em questão tem pouco mais de 1 ano de uso, segundo dados da ch-aviation , tendo voado pela primeira vez em 8 de novembro de 2022.

Publicidade

Sanya é a principal cidade da província insular de Hainan, no sul (Hainan é um destino popular de férias na praia para os chineses).

A companhia aérea disse que moedas foram encontradas durante verificações de segurança, mas não especificou quantas foram localizadas.

Publicidade

Em um vídeo compartilhado por vários meios de comunicação estatais, um comissário de bordo é visto questionando o passageiro que se acredita ser o responsável. O indivíduo foi questionado sobre quantas moedas jogou no motor. O passageiro respondeu: “ de três a cinco”. A mídia estatal não identificou o passageiro, que foi detido pela polícia. 

Não jogue moedas nos motores

A China Southern Airlines publicou em sua conta oficial que “jogar moedas no avião representa uma ameaça à segurança da aviação e resultará em diferentes níveis de punição”. Eles alertaram contra “comportamentos incivilizados” ao voar. O vídeo ainda mostra que jogar moedas no motor pode trazer consequências graves à segurança de voo, além de causar danos no motor, que custa em torno de 100 milhões de reais, cada..

Embora esses dispositivos das aeronaves sejam projetados para resistir ao impacto de pássaros, objetos estranhos representam um risco muito sério para os motores a jato. Existe o risco de que as moedas possam causar a fratura de componentes do motor - e, na pior das hipóteses, pode levar à falha total do dispositivo.

Moedas da ‘sorte’ em motores chineses

Esta está longe de ser a primeira vez que passageiros jogam moedas da sorte em motores de aeronaves para orar por um voo seguro. Em 2019, uma companhia aérea chinesa, Lucky Air, processou um passageiro azarado em US$ 21 mil por jogar moedas no motor. De acordo com a CNN , a polícia levou uma mulher idosa de 80 anos depois de jogar moedas nos motores de outra aeronave da Chinese Southern Airlines em 2017.

Outros incidentes semelhantes de passageiros atirando moedas nos motores ou nas aeronaves foram relatados na China em outubro do ano passado e 2021 envolvendo a Chinese Southern Airlines (novamente) e a GX Airlines, respectivamente.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.