Logo R7.com
RecordPlus
Luiz Fara Monteiro

Passageiros usam garrafa de água para apagar incêndio a bordo de voo na China

Fogo no bagageiro pode ter sido causado por carregador de celular. Nenhum dos 168 passageiros e tripulantes ficou ferido

Luiz Fara Monteiro|Luiz Fara MonteiroOpens in new window

  • Google News
Passageiros usam garrafinhas de água para apagar o fogo no bagageiro do avião Reprodução/X/@fl360aero

Passageiros e tripulantes de um voo comercial usaram garrafas de água mineral para apagar um incêndio no compartimento superior de bagagem de um avião na China. A suspeita é que o fogo tenha sido causado por um ‘power bank’, um carregador portátil de telefone celular.

O incidente a bordo do voo HX115 da Hong Kong Airlines de Hangzhou (HGH) para Hong Kong (HKG) aconteceu nesta quinta-feira (20) e obrigou a tripulação a desviar para a cidade de Fuzhou, na China.


Vídeos em redes sociais mostram um conjunto carbonizado de compartimentos superiores na aeronave, indicando um incêndio no carregador portátil. Veja abaixo a rota percorrida pelo voo da Hong Kong Air, indicado pela plataforma de monitoramento AirNav Radar.

Rota do voo HX115 AirNav Radar

Incidentes envolvendo baterias em voos têm aumentado, levando algumas companhias aéreas da Ásia, como Singapore Airlines, Thai Airways e a AirAsia a proibirem o uso desse tipo de equipamento a bordo.


Passageiros improvisam com garrafas de água mineral para apagar incêndio a bordo Reprodução redes sociais

Os riscos associados aos bancos de energia portáteis ganharam mais destaque depois que um avião da Air Busan Co. pegou fogo em janeiro, sendo um carregador de bateria portátil a causa suspeita do incêndio.

Dispositivos como os carregadores portáteis utilizam baterias de lítio, que podem causar incêndios em voos devido à sua natureza inflamável e a potenciais falhas que podem levar a superaquecimento e combustão, exigindo precauções de transporte e armazenamento. Por isso é de extrema importância que passageiros comuniquem a eventual posse desses equipamentos antes de embarcarem em um voo.


O voo HX115 da Hong Kong Air operado pelo Airbus A320, matrícula B-LPC decolou de Hangzhou, na China, com destino a Hong Kong, pouco antes das 13h, horário local, antes de desviar para Fuzhou (FOC), onde os passageiros foram atendidos e redirecionados pela companhia aérea.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.