Logo R7.com
RecordPlus
Luiz Fara Monteiro

Piloto que bateu em aeronave enquanto taxiava diz que não ouviu instruções para ceder passagem

Informação consta em relatório do Conselho Nacional de Segurança nos Transportes. Incidente entre 2 jatos da Delta ocorreu no Aeroporto LaGuardia e deixou uma comissária ferida

Luiz Fara Monteiro|Luiz Fara MonteiroOpens in new window

  • Google News
Aeronave foi atingida durante taxi no aeroporto La Guardia: uma comissária se feriu sem gravidade NTSB

Os investigadores do Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB) dos Estados Unidos divulgaram o aparente motivo de uma colisão entre dois jatos regionais da Delta Air Lines, ocorrida mês passado no aeroporto de La Guardia, em Nova Iorque:

O piloto de um dos aviões disse aos investigadores que não se lembrava de ter ouvido as instruções da torre para ceder a passagem à outra aeronave. A informação consta no relatório preliminar divulgado nesta quinta-feira (6) pelo órgão que investiga acidentes e incidentes nos EUA.


Na noite de 1º de outubro, uma aeronave com 32 pessoas a bordo se preparava para decolar rumo a Roanoke, Virgínia, quando sua asa colidiu com a frente de outra aeronave que taxiava após chegar de Charlotte, Carolina do Norte, com 61 pessoas a bordo.

A colisão em baixa velocidade feriu uma comissária de bordo, danificou o nariz de uma das aeronaves, quebrou a janela da cabine de pilotagem e danificou a asa da outra aeronave.


A investigação para a colisão entre os voos 5155 e 5047 continua. O relatório preliminar observa que o controlador de solo instruiu o voo 5155, em decolagem, a ceder passagem a outra aeronave no solo. A tripulação repetiu as instruções, mas o piloto disse aos investigadores que não se lembrava de ter ouvido a instrução para ceder passagem.

Ele afirmou estar concentrado em calcular os parâmetros de desempenho para o pouso, segundo o relatório. A investigação deve analisar, entre outros fatores, se os tripulantes cumpriram o período determinado de descanso antes de assumirem o voo, uma vez que a fadiga é apontada como um dos principais fatores contribuintes para a ocorrência de incidentes.


“O comandante lembrou que estava olhando para o cockpit para verificar visualmente o ajuste de compensação da aeronave como parte da lista de verificação, e quando olhou para cima viu o voo 5047 à direita”, segundo o relatório.

O comandante do voo 5155 disse que tentou desviar para a esquerda para evitar a outra aeronave, e o comandante do voo 5047 disse que acionou os freios imediatamente antes da colisão.


A Delta se recusou a comentar o relatório preliminar, limitando-se a dizer que está cooperando plenamente com a investigação.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.