Presidente do Conselho Federal da Alemanha veio ao Brasil a bordo de um A350
Manuela Schwesig desembarcou em Brasília e participa de agendas também em São Paulo e Curitiba. Avião é um dos mais modernos jatos intercontinentais em operação atualmente
A Presidente do Conselho Federal da Alemanha, Manuela Schwesig desembarcou no Brasil no último fim de semana. Ela está indo ao país a convite do presidente do Senado brasileiro, Rodrigo Pacheco. Durante suas paradas na capital Brasília e nas metrópoles de São Paulo e Curitiba, Schwesig mantem conversas políticas sobre tópicos como a cooperação entre a Alemanha e o Brasil na proteção climática, a expansão de energias renováveis e o combate à pobreza. A promoção da democracia em ambos os países também será o tema das conversas. Schwesing também foi recebida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A presença da aeronave do governo alemão, um Airbus A350, chamou a atenção no Aeroporto Internacional de Brasilia e, naturalmente de spotters. A palavra Spotter, traduzido do inglês, significa observador. Na aviação, o termo foi acrescido do “Plane”, ou seja, observador de aviões. Na prática, spotters são entusiastas da aviação que se dedicam a fotografar aeronaves, seja nos pátios dos aeroportos, seja enquanto os jatos sobrevoam o espaço aéreo. Ao redor do mundo a prática de observar e fotografar aviões é bastante comum. Amantes da aviação praticam o hobbie com muito entusiasmo, sempre buscando registrar os mais diversos modelos e pinturas de aviões. Atualmente nenhuma companhia aérea brasileira opera o modelo, daí o fato de se tornar destaque no aeroporto da capital federal.
O interior da aeronave alemã está equipado com uma área de trabalho e conferências, adjacente a uma área lounge multifuncional. A área restante está equipada com assentos de passageiros para as delegações acompanhantes. A Força Aérea usa esse tipo de aeronave principalmente para VIPs, políticos e parlamentares. A aeronave do governo herda o modelo anterior Airbus A340-300. Dois Airbus A350-900 estão em serviço desde 2022, e a terceira aeronave deste modelo tinha previsão de se incorporar à frota em 2024. O Airbus A350 é um avião bimotor de longo alcance e fuselagem larga desenvolvido e produzido pela Airbus. O projeto inicial do A350 proposto em 2004, em resposta ao Boeing 787 Dreamliner. O modelo é equipado com 2 motores turbofan Rolls-Royce Trent XWB, em alusão ao projeto “XWB” (eXtra Wide Body) da fabricante europeia. Embora tenha uma autonomia de voo de 18.000km, a aeronave do governo alemão é configurada para apenas 133 passageiros, praticamente a metade da configuração utilizada por companhias aéreas comerciais. Menos poltrona significa mais espaço para escritórios e dormitórios a bordo.
De volta à Manuela Schwesig, esta é a primeira viagem oficial de um Presidente do Conselho Federal ao país latino-americano desde 2014, como informa a Embaixada da Alemanha em Brasília. Ela se segue a uma reunião entre Schwesig e o presidente brasileiro Lula no Conselho Federal ocorrida em dezembro de 2023. Schwesig será acompanhado por uma delegação de representantes das áreas de política, negócios e ciência de Mecklenburg-Vorpommern.
200 anos de imigração alemã
“O Brasil e a Alemanha estão ligados por uma estreita e boa parceria que começou há 200 anos com os primeiros imigrantes da Alemanha. Gostaria de homenagear esse aniversário com minha viagem: hoje, mais de seis milhões de brasileiros têm origem alemã. Minha viagem também se concentrará em discutir o desenvolvimento da democracia e do federalismo, bem como os tópicos de proteção climática e sustentabilidade, que estamos trabalhando arduamente para promover em ambos os países e que também são as principais prioridades da atual presidência do Brasil no G20. Com nossa cooperação na política, nos negócios e na ciência, a Alemanha e o Brasil estão assumindo a responsabilidade conjunta pelos desenvolvimentos globais para proteger o clima e promover a justiça social”, declarou Schwesig na preparação para a viagem.
Conversas políticas na capital
A Presidente do Conselho Federal estará na capital Brasília até terça-feira, 17 de setembro, onde se reune com o Presidente do Senado Brasileiro, Rodrigo Pacheco, e outros membros do Senado para conversas políticas. Schwesig também visitará o Congresso Nacional e conversará com ministros federais do governo brasileiro. Na segunda-feira, 16 de setembro, ela abrirá uma conferência de inovação organizada pelo Centro de Inovação Global das Nações Unidas. Mais de cem participantes discutirão questões climáticas na conferência.
Visita a dois estados federais
Na segunda parte de sua viagem, Schwesig visitará o centro econômico de São Paulo e o estado do Paraná, no sul do Brasil. Lá, ela será recebida pelos chefes de governo dos dois estados. Reuniões com representantes de empresas também estão no programa. Em Curitiba, capital do Paraná, Schwesig participará do início da construção de uma usina de biogás de propriedade de uma empresa alemã. Em seguida, ela discutirá questões relacionadas ao desenvolvimento urbano sustentável no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPUC).Na sexta-feira, 20 de setembro, a Presidente e sua delegação retornarão à Alemanha.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.