Logo R7.com
RecordPlus
Luiz Fara Monteiro

SITA E FGV/Rio firmam parceria para projeto de aprimoramento profissional de estudantes

Iniciativa faz parte do compromisso da líder global em tecnologia para o transporte aéreo com o fomento à educação

Luiz Fara Monteiro|Luiz Fara MonteiroOpens in new window

  • Google News
Líder global em tecnologia para o transporte aéreo Divulgação SITA

A SITA, líder global em tecnologia para o transporte aéreo, participa do programa Field Project da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EBAPE). O projeto, com foco em conectar teoria e prática, tem como objetivo proporcionar aos estudantes de graduação em Administração uma imersão no ambiente organizacional, por meio da resolução de um problema real de gestão.

Durante o segundo semestre de 2025, três estudantes serão orientadas pela Gerente Sênior de Marketing nas Américas da SITA, Cristiane Dart, e pela Professora Doutora Carla Soares, pesquisadora e líder do Field Project na FGV. O desafio proposto é a criação de uma estratégia de Marketing para a empresa no mercado do Canadá.


A professora Carla Soares ressalta que o projeto é um dos diferenciais que atraem jovens para a graduação na FGV. “Ter a chance de sair da sala de aula e colocar em prática o conhecimento adquirido em situações reais é uma experiência transformadora, que agrega valor à formação e marca a trajetória dos alunos”, destaca.

As organizações veem o programa como uma oportunidade de oxigenar o portfólio de possibilidades para a resolução de desafios que ainda não tiveram recursos ou tempo para serem abordados, com a liberdade de testar hipóteses ou rotas alternativas. “Acredito que a juventude enxerga os problemas com uma perspectiva diferente, por ângulos que nós muitas vezes nem cogitamos. Pra mim, é isso o que faz surgir soluções criativas e inovadoras”, diz Cristiane Dart.


Para dar mais visibilidade às participantes do projeto, a SITA as convidou para uma imersão prática para conhecer as tecnologias da companhia implementadas no RIOgaleão - Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (GIG), na capital fluminense. A visita aconteceu em 11 de setembro e incluiu um tour completo, começando pelas soluções de processamento de passageiros e se encerrando com as que cuidam do gerenciamento de todas as bagagens. As estudantes visitaram instalações onde a empresa armazena os dados das operações, que se mantêm em atividade 24 horas por dia, sete dias por semana.

O compromisso da SITA com a educação e o fomento de talentos é global. Como exemplo, a empresa colabora com a Airport Council International (ACI) no “Airport Management Professional Accreditation Program” (AMPAP), um programa de certificação profissional em gestão aeroportuária, que visa aprimorar a capacidade de profissionais e o desempenho de aeroportos no mundo todo.


A edição de 2025 do Field Project se iniciou em agosto e vai até a primeira semana de novembro. A entrega inicial do desafio proposto está programada para outubro e o evento final, com a apresentação dos resultados, será em 19 de novembro.

Sobre a SITA


A SITA é o motor tecnológico do setor de transporte aéreo, tornando as viagens mais seguras, fáceis e sustentáveis para todos. Desde o início da aviação comercial até as fronteiras digitais de hoje, a SITA está presente, conectando o setor e contribuindo para sua evolução a cada passo.

Com cerca de 2.500 clientes, as tecnologias da SITA oferecem suporte a mais de 1.000 aeroportos e mais de 19.600 aeronaves ao redor do mundo. A empresa também auxilia mais de 70 governos a equilibrar a segurança nas fronteiras com viagens sem interrupções. Nos bastidores, a SITA conecta 45% a 50% do intercâmbio de dados do setor, permitindo que uma rede global altamente complexa opere de maneira fluida e confiável, em todas as etapas do processo.

A SITA está se transformando rapidamente. De autoatendimento avançado e controle de operações a projeto de aeroportos e fronteiras digitais, está moldando a próxima geração de viagens por meio de aquisições importantes, como Materna IPS, ASISTIM e CCM. Também está se expandindo além da aviação com iniciativas como SmartSea, levando suas tecnologias confiáveis para cruzeiros, trens e mobilidade aérea urbana.

Essa transformação vai além de novos produtos. A empresa está investindo em habilidades, ferramentas e parcerias certas para ajudar o setor a avançar com mais eficiência e agilidade, reunindo sistemas inteligentes, dados contínuos e inovação sustentável. Porque, com o aumento das viagens globais, a fluidez é fundamental.

Como parte da ousada estratégia climática, a SITA está reduzindo as emissões em 4,2% ao ano e tem como meta atingir carbono zero até 2050. Os objetivos da empresa estão baseados na ciência e são validados pela SBTi. Além disso, o crescente portfólio da companhia está ajudando os clientes a reduzir suas próprias pegadas de carbono.

De propriedade do setor e impulsionada por suas necessidades, a SITA opera em mais de 200 países e territórios.

Saiba mais em www.sita.aero

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.