Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Tráfego de passageiros pode crescer mais de 2,5 vezes em 30 anos 

Airports Council International lança as principais previsões de tráfego aeroportuário global para o período de 2023 a 2052

Luiz Fara Monteiro|Do R7 e Luiz Fará Monteiro

Tráfego de passageiros pode crescer mais de 2,5 vezes em 30 anos
Tráfego de passageiros pode crescer mais de 2,5 vezes em 30 anos Tráfego de passageiros pode crescer mais de 2,5 vezes em 30 anos (Airports Council International)

O Conselho Internacional de Aeroportos (Airports Council International | ACI World) apresentou o conjunto anual de dados World Airport Traffic Forecasts (WATF) 2023-2052, destacando os 20 principais mercados para a demanda de viagens aéreas, além de outras informações cruciais sobre o tráfego aéreo.

O último WATF estende o horizonte em impressionantes 10 anos, oferecendo uma perspectiva abrangente de 30 anos sobre as previsões de tráfego aeroportuário nos níveis global, regional e nacional.

O principal recurso abrange dados provenientes de 141 países, introduzindo 29 novos países, proporcionando previsões detalhadas sobre passageiros, volumes de carga aérea (em toneladas métricas) e movimentos de aeronaves.

O diretor-geral da ACI World, Luis Felipe de Oliveira, afirmou: "As projeções indicam que o tráfego global de passageiros deverá atingir 9,7 bilhões até o final de 2024, ultrapassando os níveis pré-pandêmicos. Elas também sugerem uma duplicação até 2042 e um aumento de 2,5 vezes até 2052.

Publicidade

A longo prazo, espera-se que a dinâmica do mercado global de passageiros se desloque das economias avançadas para as emergentes e em desenvolvimento, à medida que estas registram uma urbanização significativa e um aumento populacional, frequentemente combinado com um rápido crescimento econômico, o que impacta positivamente o rendimento disponível e a vontade de viajar.

Investir de maneira responsável nas infraestruturas existentes e novas continua a ser fundamental para garantir que possamos responder de forma sustentável ao crescimento da capacidade e maximizar os benefícios sociais e econômicos da aviação."

Publicidade

Os destaques do WATF são:

• Até ao final de 2024, espera-se que o tráfego global de passageiros atinja os 9,7 mil milhões, ultrapassando o nível de 2019 pela primeira vez desde a pandemia de Covid-19.

Publicidade

• Prevê-se que o tráfego global de passageiros cresça a uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 4,3% de 2023 a 2042 e de 3,6% de 2042 a 2052.

• Prevê-se que o número global de passageiros duplique aproximadamente entre 2024 e 2042 e seja 2,5 vezes superior em 2052.

• Até 2024, prevê-se que o tráfego internacional de passageiros se aproxime da marca dos 4 bilhões, com o tráfego doméstico de passageiros atingindo os 5,7 bilhões.

• Olhando para 2042, espera-se que o tráfego internacional de passageiros atinja 8,7 bilhões e o tráfego doméstico de passageiros atinja 10,6 bilhões.

• No longo prazo, espera-se que a dinâmica do mercado global de passageiros mude, passando das economias avançadas para as economias emergentes e em desenvolvimento.

• Entre 2023 e 2042, espera-se que as economias avançadas tenham uma CAGR de 3,2% para o tráfego total de passageiros, enquanto as economias emergentes e em desenvolvimento deverão ter uma CAGR mais robusta de 5,4%.

• As bases populacionais consideráveis e os rápidos aumentos dos rendimentos nos mercados emergentes são os principais motores econômicos que impulsionam a procura de transporte aéreo.

Junto com o WATF, ACI World emitiu sua primeira atualização semestral de demanda de viagens aéreas de 2024, “ACI World Advisory Bulletin: A fonte mais confiável para atualizações de demanda de viagens aéreas”.

Sobre ACI

Airports Council International (ACI) é a organização internacional de aeroportos, com 712 membros, que operam 1.925 aeroportos em 171 países. O escritório da América Latina e Caribe (ACI-LAC) conta com 270 aeroportos em 34 países e territórios, que administram 95% do tráfego aéreo da região.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.