União Europeia envia aeronaves de combate à incêndio enquanto fogo devasta França e Espanha
Presidente Macron acionou Mecanismo de Proteção Civil e agradeceu publicamente a chegada de aeronaves

Os incêndios florestais avançaram em direção aos arredores da histórica cidade francesa de Bordeaux, no coração da região vinícola do país, no domingo (26), enquanto França e Espanha combatiam as chamas que já forçaram a evacuação de centenas de milhares de pessoas, informa a Reuters.
Cerca de 220 mil pessoas foram evacuadas na França, enquanto na Espanha mais de 75 mil pessoas foram evacuadas e outras 30 mil receberam ordens para permanecer em casa.
Na França, incêndios devastaram a península de Cap Ferret, na costa atlântica, um popular destino turístico, e se espalharam pelas áreas ao redor de Bordeaux, onde os bombeiros tentavam impedir que as chamas atingissem a capital regional . O prefeito de Bordeaux, Thomas Cazenave, disse que o incêndio estava a cerca de 15 km (9 milhas) dos principais acessos à cidade.
O ministro do Interior francês, Laurent Nuñez, afirmou que a situação na região permanecia “muito desfavorável” e que o fogo estava “se movendo erraticamente em direção a” Bordeaux, embora as autoridades tenham minimizado a possibilidade de evacuação.
Durante a madrugada de domingo, cerca de 55.000 pessoas foram evacuadas de aldeias ao sul da cidade, na região de Gironde, famosa pelos seus vinhedos.
A França agradeceu a ajuda portuguesa no combate aos devastadores incêndios florestais ao longo de sua costa atlântica, onde milhares de moradores e turistas receberam ordens de evacuação — alguns de barco — à medida que as chamas avançam pelas florestas extremamente secas.
O presidente Emmanuel Macron anunciou que a França acionou o Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia e reconheceu especificamente a chegada de duas aeronaves portuguesas Air Tractor de combate a incêndios.
A França também receberá duas aeronaves Canadair da Croácia e dois helicópteros pesados Black Hawk fornecidos pela República Tcheca e pela Eslováquia, disse Macron.
O destacamento português representa uma inversão de papéis, uma vez que Portugal também precisou de assistência europeia no início da época dos incêndios. O apoio logístico para as aeronaves e as suas tripulações está a ser assegurado pela Força Aérea Portuguesa.
Incêndios florestais devastaram a Europa na última semana. Segundo o jornal The Telegraph, turistas britânicos foram aconselhados a deixar regiões em risco, como o sudoeste da França, por conta dos incêndios. Os turistas foram aconselhados a abandonar os planos de viagem para a região da Gironda “pelo menos até que o incêndio esteja sob controle”, enquanto aqueles que já estão lá devem providenciar outras alternativas.
Sophie Brocas, prefeita da região, disse: “Pedimos encarecidamente aos turistas que não venham a esta região, pelo menos até que a situação esteja sob controle. Encorajo os turistas que já estão aqui a considerarem outro destino.”
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp















