Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Luiz Fara Monteiro

United suspende serviço de Wi-Fi com empresa de Elon Musk devido à interferência nas comunicações dos pilotos

Mais de 20 jatos regionais estão voando sem conexão com a internet

Luiz Fara Monteiro|Luiz Fara MonteiroOpens in new window

Jato Embraer da United: aérea enfrenta interferência provocada pelo serviço de banda larga da Starlink Acroterion - Wikimedia Commons

A United Airlines desativou o serviço de banda larga oferecido pela Starlink, empresa de Elon Musk, que promete conectividade aprimorada para passageiros durante o voo. O motivo está relacionado à interferências nas comunicações dos pilotos e teria afetado mais de duas dezenas de jatos regionais da companhia aérea.

A suspensão do serviço foi considerado por especialistas como um grande retrocesso nos serviços regionais da aérea. A United tomou essa decisão após descobrir problemas com o Wi-Fi interferindo nos sinais de rádio. Não está claro quanto tempo o problema levará para ser resolvido.

A United informou na sexta-feira que está trabalhando com a Starlink para resolver “um pequeno número de relatos” sobre a interferência, que, segundo a empresa, não se trata de uma questão de segurança de voo. Enquanto o problema está sendo corrigido, os jatos regionais equipados com a Starlink têm operado com o Wi-Fi desligado.

O serviço de banda larga via satélite da SpaceX foi anunciado com entusiasmo no ano passado e implementado em março pela companhia, que anunciou planos de instalar o Starlink em toda a sua frota regional de duas cabines até o final de 2025. “O Wi-Fi mais rápido e confiável do mundo, @Starlink, pousou oficialmente em nossa primeira aeronave, e o restante de nossa frota virá em seguida”, disse a companhia aérea na ocasião.


No entanto, o serviço foi desativado em mais de 20 jatos regionais Embraer E175 utilizado pela United, que confirmou interferência estática entre as antenas que os pilotos usam para se comunicar com os controladores de tráfego aéreo e as antenas da Starlink.



Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.