Cafés especiais ganham palco no Especialíssimo 2025
Seleção premia produtores, impulsiona exportação e fortalece o cooperativismo

A final do Especialíssimo 2025, programa criado pela Cooxupé em 2016 para estimular, identificar e valorizar os melhores cafés especiais produzidos pelos cooperados, acontece amanhã, 21 de novembro, em Guaxupé (MG).
O evento anunciará os 50 melhores lotes de cafés especiais desta edição.
Ao todo, o programa recebeu 3.399 lotes, enviados por 2.046 produtores, e distribuirá R$ 330 mil em prêmios — sendo R$ 50 mil ao lote campeão.
“O Especialíssimo não é um concurso, mas uma vitrine dos cafés especiais produzidos pelas famílias cooperadas. A cada edição, vemos evolução técnica e diferenças mínimas entre os finalistas”, afirmou Osvaldo Bachião Filho, vice-presidente da Cooxupé.
O programa também amplia oportunidades de comercialização no Brasil e no exterior. Os cafés selecionados são exportados para países como Japão, Reino Unido, Estados Unidos, Coreia do Sul, Itália e diversos mercados da Europa, Ásia, Oriente Médio e Oceania.
A avaliação dos finalistas é conduzida por 12 Q-graders do Brasil, Japão, Alemanha e Holanda, sob coordenação de Flávio Borem.“O Q-grader passa por testes rigorosos de sensorial, olfato e calibração. É uma certificação reconhecida mundialmente”, explicou Christian Sarrassini Pontes, gerente de Qualidade da Cooxupé.
Além da premiação, os lotes vencedores poderão ser exportados pela SMC Specialty Coffees e integrar blends especiais da Torrefação Cooxupé.“O Especialíssimo celebra a excelência dos cafés especiais e o espírito cooperativista”, destacou Carlos Augusto Rodrigues de Melo, presidente da Cooxupé.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp















