Logo R7.com
RecordPlus

Carnaval de Salvador transforma folia em recorde mundial de reciclagem

Mais de 46 toneladas de latinhas garantem à capital baiana lugar no Guinness e reforçam modelo de economia circular na festa

Mundo Agro|Fabi GennariniOpens in new window

  • Google News
Salvador lidera maior reciclagem de latinhas do mundo durante o Carnaval Foto cedida: Rogério Hortêncio

O Carnaval de Salvador agora também é referência global em sustentabilidade. A cidade entrou para o Guinness World Records ao registrar 46.130 quilos de latas de alumínio coletadas em quatro dias de festa — a maior quantidade já recolhida em uma semana em um evento do gênero.

O volume é cinco vezes superior ao recorde anterior, alcançado pelo Carnaval do Rio de Janeiro em 2023.


O recorde consolida Salvador como vitrine internacional de gestão sustentável em grandes eventos e demonstra que é possível aliar cultura, geração de renda e responsabilidade ambiental em larga escala.

“Não há evento de rua que colete mais produtos reciclados como Salvador no Carnaval. Para vocês terem ideia, o Rio de Janeiro já ganhou esse título com 8,8 toneladas. Só em um dia, nós chegamos a 6,5 toneladas. Ou seja, o que o Carnaval do Rio produz todos os dias, nós produzimos quase só em um dia”, afirmou o prefeito Bruno Reis.


A operação reuniu cooperativas de catadores, a Prefeitura de Salvador — por meio da Limpurb —, o Grupo Solví e a startup SOLOS, responsável pela auditoria e consolidação dos dados.

Ângelo Castro, diretor Regional da Solví Foto cedida: Rogério Hortêncio

A ação fortalece a cadeia da economia circular ao assegurar que 100% das latinhas retornem ao ciclo produtivo, reduzindo a extração de recursos naturais, economizando energia e gerando renda direta para os catadores envolvidos na operação.


“O trabalho compreende um nível alto de complexidade, abrangendo o setor público, o segmento empresarial, mas principalmente as cooperativas e o compromisso com uma gestão sustentável. No fim das contas, a premiação do Guinness evidencia todo um trabalho que executamos e melhoramos ano após ano em Salvador”, pontuou Carlos Gomes, presidente da Limpurb.

Após a triagem nas centrais instaladas nos circuitos Barra-Ondina (Dodô), Campo Grande (Osmar) e Pelourinho (Batatinha), as latinhas foram encaminhadas à Estação de Transbordo do Grupo Solví, onde ocorreu a pesagem oficial acompanhada por testemunhas independentes, conforme as exigências do Guinness. Coube ao Grupo Solví conduzir os procedimentos técnicos necessários para a comprovação do recorde.


“O Carnaval de Salvador é um dos maiores eventos culturais do mundo e, agora, também é reconhecido pelo impacto positivo que gera no meio ambiente. Esse resultado só é possível graças a parcerias bem estruturadas, como a realizada com a gestão municipal, com startups que desenvolvem soluções inovadoras e, principalmente, graças ao trabalho dos catadores, que atuam como agentes ambientais durante a festa e garantem que as latinhas tenham o destino correto, ajudando a cidade a deixar um legado positivo”, disse Ângelo Castro, diretor regional da Solví.

Encerrada a etapa de validação, o material seguiu para as empresas de destinação final Novelis e Latasa, completando o ciclo produtivo e transformando resíduos em nova matéria-prima.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.