Clima imprevisível coloca resiliência das plantas no centro da agricultura
Com maior irregularidade de chuvas e temperaturas elevadas, produtores buscam tecnologias capazes de preparar as plantas para enfrentar adversidades climáticas

O El Niño, as estiagens, as ondas de calor e as alterações na circulação atmosférica podem intensificar o estresse hídrico e térmico das plantas, comprometendo seu potencial produtivo.
“Estamos presenciando mudanças climáticas anuais no Brasil. Ano passado, as altas temperaturas predominavam, com alguns estados sofrendo longos períodos de estiagem e o frio mais intenso. Tudo isso contribui para o estresse das plantas, principalmente o hídrico, reduzindo sua produção”, explicou Everton Molina Campos, engenheiro agrônomo e diretor de marketing da Agrilife Solutions.
A estratégia dos produtores então passa a considerar também a preparação da planta. O VacStress, tecnologia da Agrilife Solutions desenvolvida para pré-ativar mecanismos naturais de defesa das culturas de soja e milho, aumenta a capacidade de resposta diante de condições adversas.
“Ao ouvir agricultores de diferentes regiões do País, apresentamos o VacStress para potencializar os mecanismos naturais de defesa das plantas, fortalecendo sua resiliência fisiológica. Nosso objetivo é que o produtor esteja sempre um passo à frente de adversidades como estiagem e excesso de calor, preservando produtividade e rentabilidade mesmo em cenários desafiadores”, afirmou Everton.
Segundo testes de campo realizados pela empresa e por consultorias especializadas em milho, a tecnologia proporcionou ganhos de 5,4 a 8,3 sacas por hectare em comparação com o controle do produtor.
Mais do que combater os efeitos do estresse depois que ele ocorre, a proposta é preparar a planta para responder melhor às adversidades climáticas.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp













