Energia solar no Brasil ultrapassa 60 GW e cresce com soluções de armazenamento
Investimento em baterias amplia eficiência da geração solar e leva energia limpa ao agronegócio e residências

A energia solar fotovoltaica no Brasil superou 60 GW de capacidade instalada, representando cerca de 23% da matriz elétrica do país, segundo a Associação Brasileira de Energia Fotovoltaica (Absolar).
A previsão é que até o fim de 2025, o país adicione mais 13,2 GW, atingindo 64,7 GW, um crescimento de aproximadamente 25% em relação ao ano anterior.
Dados da Agência Internacional de Energia mostram que, em menos de 15 anos, o custo das baterias caiu mais de 90%, tendência que deve continuar: a Bloomberg NEF projeta redução de 50% até 2030 e 68% até 2050.

“As baterias armazenam o excesso de energia para uso posterior, garantindo independência da rede elétrica”, explicou Rodrigo Bourscheidt, CEO da Energy+.
É preciso investir em baterias específicas para energia solar e, assim, maximizar o potencial do sistema e garantir fornecimento contínuo.
No setor agrícola, as baterias alimentam pivôs de irrigação automatizados, permitindo maior eficiência mesmo em regiões sem conexão com a rede elétrica.
A Energy+ oferece sistemas de armazenamento que vão de 5 kWh para residências até 5.000 kWh para instalações industriais e rurais, com vida útil superior a 30 anos quando usadas em plena capacidade.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp














