Conheça o projeto pioneiro para o cultivo de cacau no Norte de Minas
Pesquisa visa avaliar sistemas de cultivo e desenvolver tecnologias sustentáveis para fortalecer a cacauicultura na região

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) está desenvolvendo seu primeiro projeto voltado ao cultivo de cacau, com o objetivo de gerar conhecimento técnico e científico sobre o comportamento do cacaueiro em diferentes sistemas de cultivo no Norte de Minas.
A região apresenta grande potencial para a cultura, graças ao clima, solo e infraestrutura favoráveis, oferecendo uma alternativa econômica e sustentável, capaz de recuperar áreas degradadas e contribuir para a mitigação das mudanças climáticas.
Intitulado “Desempenho Agronômico do Cacaueiro Cultivado em Pleno Sol e Consorciado com Bananeira no Semiárido Mineiro” (APQ-03192-25), o estudo é financiado pela Fapemig, reforçando seu caráter científico e inovador.

A EPAMIG pretende criar e difundir tecnologias para toda a cadeia produtiva do cacau, desde a produção de mudas qualificadas até o processamento das amêndoas.
“Projetos como esse ajudam a alavancar a produção mineira e nacional, considerando que o Brasil é um dos maiores produtores globais, mas ainda não consegue suprir a demanda interna”, disse Wlly Dias coordenadora do projeto.

As áreas experimentais serão implantadas em abril de 2026 nos Campos Experimentais de Mocambinho e Gorutuba, com foco na avaliação do impacto do consórcio com bananeira, espaçamentos e proteção solar das plantas.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp














