Haras paranaense vira referência no turfe sul-americano
Resultado reforça aposta em manejo técnico, equipe multidisciplinar e nutrição de alta performance

A vitória do cavalo Obataye no Grande Prêmio Carlos Pellegrini, principal prova do turfe argentino, consolidou o Haras Rio Iguassu como um dos destaques da criação brasileira. Com o tempo de 2:24,14 nos 2.400 metros, a quinta melhor marca da história da competição, o puro-sangue inglês reforçou seu protagonismo no cenário sul-americano.
O resultado coroou uma temporada histórica do haras paranaense, que venceu seis das 21 provas de Grupo 1 disputadas no Brasil em 2025, sendo quatro títulos nacionais e dois internacionais.
“O desempenho vem do cuidado diário, do alinhamento da equipe e de decisões técnicas bem fundamentadas”, disse Luís Felipe Pelanda, proprietário do Haras Rio Iguassu.
Fundado em 1963, o haras é especializado na criação de puro-sangue inglês e, mais recentemente, da raça quarto de milha. Ao todo, abriga cerca de 200 animais, com aproximadamente 70 em treinamento.”
O desempenho esportivo é resultado de uma equipe técnica integrada formada pelos médicos-veterinários Alfredo Rafael Kunz e Alan Ferreira, responsáveis pela área clínica, esportiva e de criação. O treinador Antonio Oldoni, conhecido como “Cavaco”, ajusta diariamente o manejo nutricional e os treinos, enquanto os cavalariços cuidam da rotina e do bem-estar dos animais.
Outro pilar estratégico é a nutrição. Segundo Pelanda, o Haras Rio Iguassu está entre os poucos do país a alimentar seus cavalos exclusivamente com ração.
“Seguimos a recomendação do falecido Dr. Alceu Ataíde, apostando em nutrição de precisão”, destacou.
De acordo com Luiz Alexandre Lejambre, médico-veterinário e supervisor comercial da Guabi Nutrição e Saúde Animal , a raça puro-sangue inglês demanda alta exigência nutricional desde a gestação, por iniciar as competições ainda jovem.
No manejo nutricional, são utilizados produtos como Guabitech Care, além das rações Guabitech Beet, Equitage Laminados e Equitage Supreme para animais em treinamento.
A suplementação com Guabitech Chrome e Selenium, com minerais de fontes orgânicas, completa o protocolo.
“A quantidade de ração é ajustada diariamente conforme a necessidade de cada cavalo, garantindo alto desempenho”, explicou Lejambre.
Com tradição, planejamento e investimento em tecnologia, o Haras Rio Iguassu consolida sua posição como referência no turfe brasileiro e amplia sua projeção no cenário internacional.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp














