Logo R7.com
RecordPlus

John Deere aposta em alta tecnologia para impulsionar o setor florestal no Brasil

Com máquinas conectadas, inteligência artificial e soluções digitais, empresa reforça presença na silvicultura e amplia produtividade das florestas plantadas

Mundo Agro|Fabi GennariniOpens in new window

  • Google News
Conectividade e inovação a serviço das florestas brasileiras Foto cedida: John Deere

A silvicultura — cultivo de árvores para fins comerciais — é um dos setores mais estratégicos do Brasil, tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental.

O país já ocupa posição de destaque no mercado global de celulose e madeira, e a tecnologia tem sido fundamental para ampliar a produtividade e a sustentabilidade desse trabalho.


A John Deere vem fortalecendo sua atuação no segmento florestal com um portfólio de soluções que abrange todo o ciclo da produção.

Entre os equipamentos, estão colheitadeiras de árvores, transportadores, Feller Bunchers e Skidders — todos projetados para diferentes tipos de terreno e sistemas de colheita.


Mais do que maquinário, a empresa aposta em conectividade e inteligência artificial.

Plataformas permitem monitorar em tempo real a colheita, estimar volumes de madeira e compartilhar dados entre operadores via nuvem. Além de um suporte técnico à distância, reduzindo tempo de máquina parada.


Roberto Marques, diretor da divisão Florestal da John Deere para América Latina Foto cedida: John Deere

“A tecnologia se tornou uma grande aliada dos produtores, e a conectividade é fundamental para que eles possam usufruir de toda a inovação disponível. Isso garante operações mais rentáveis, sustentáveis e produtivas”, afirmou Roberto Marques, diretor da divisão Florestal da John Deere para América Latina.

No Brasil, as florestas plantadas — principalmente de eucalipto e pinus — ocupam mais de 10 milhões de hectares, segundo o Relatório Anual da Ibá (Indústria Brasileira de Árvores).


“O Brasil é hoje o maior exportador mundial de celulose e o segundo maior produtor global desse insumo, reafirmando a importância estratégica das florestas plantadas na matriz produtiva nacional e internacional. Por isso, é necessário oferecer um portfólio completo de equipamentos e tecnologias inovadoras que auxiliem os clientes a atenderem as demandas do setor”, acrescentou Marques.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.