Mulheres conquistam espaço e protagonismo no agro com equilíbrio e gestão
Evento celebrou o Dia Internacional da Mulher Rural e destacou histórias de superação e liderança no setor

Um estudo da Macfor revela que as mulheres já ocupam 34% das posições de liderança no agronegócio brasileiro, o que representa um crescimento de 79% nos últimos sete anos.
“A mulher traz um novo olhar para o campo e para a vida, construindo oportunidades e negócios de sucesso com sensibilidade, gestão e eficiência”, afirmou Marisa Contreras, empresária à frente da Fazenda Capoeira Coffee, em Areado (MG).
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Rural, celebrado em 16 de outubro, a Alltech Crop Science promoveu um encontro com um grupo de produtoras de café ligadas à Coocafé, em Lajinha (MG). O evento destacou a importância da liderança feminina e do autocuidado como pilares do desenvolvimento no campo.
“As mulheres do agronegócio que cuidam de si mesmas com a mesma dedicação que têm à terra encontram forças para superar desafios e celebrar conquistas”, disse Mônica Garcez, psicóloga e coordenadora de pessoas da Alltech Crop Science.
Com uma trajetória marcada por reinvenção, Marisa Contreras teve uma carreira bem-sucedida no varejo farmacêutico, mas decidiu mudar de rumo e passou a ajudar o marido na administração da fazenda da família, que hoje é referência em produção sustentável de cafés especiais.
“Diziam que era um espaço de homens, mas eu sempre respondi que é um espaço para pessoas preparadas, determinadas e apaixonadas, independentemente do gênero”, relembrou Marisa.
Ao perceber que muitas mulheres que herdavam propriedades rurais acabavam vendendo-as por falta de conhecimento e gestão, Marisa criou o Encontro da Mulher do Café, que neste ano reuniu 2 mil produtoras em sua fazenda.
Em parceria com o Grupo Três Corações, ela também idealizou o projeto Florada Premiada, que valoriza cafés produzidos por mulheres e divulga suas histórias aos consumidores.
“Essas iniciativas já impactaram mais de 5 mil mulheres em nove anos, incentivando o desenvolvimento de marcas próprias e a construção de valor em torno do café”, destacou Marisa.
Para Mônica Garcez, o sucesso das mulheres no campo está diretamente ligado à capacidade de olhar para si mesmas.
“A autoestima é a raiz da força interior — a raiz que se liga ao agro. As mulheres precisam se enxergar além dos múltiplos papéis que desempenham, reconhecendo quem são como indivíduos”, conclui Mônica.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
