O desafio de preparar novos líderes sucessores do Agro
Programa pioneiro oferece treinamento em gestão e tendências de mercado
Todo patrimônio tem herdeiros, mas poucos são os sucessores realmente preparados para dar continuidade ao negócio da família.
De acordo com o estudo “Governança e Gestão do Patrimônio das Famílias do Agronegócio”, realizado pela Fundação Dom Cabral e pela JValério, mais de 80% das empresas do setor ainda são lideradas por seus fundadores. No entanto, apenas 41% permanecem sob a administração de membros da segunda geração, 16% chegam à terceira geração, e menos de 1% conseguem se manter além da quarta geração.
Para apoiar esse delicado processo de transição, a Cargill lançou, em 2023, o Programa de Sucessores, que já está formando sua segunda turma.
O programa tem como objetivo preparar aqueles que irão assumir os negócios familiares ou que já estão envolvidos na gestão, promovendo qualificação e trocas de experiências.
Com aulas ministradas por professores do PECEGE – uma instituição de ensino sem fins lucrativos vinculada à USP/ESALQ – e especialistas da própria Cargill, o programa cria um ambiente de aprendizado único. A PECEGE é reconhecida por sua excelência em cursos de especialização, especialmente no setor do agronegócio.
“Valorizamos o relacionamento e a proximidade com os produtores. Assim, conseguimos apoiar a transição de lideranças, compreendendo os desafios de preparar novas gestões”, destacou Renato Teixeira, líder comercial da Cargill.
O programa é realizado anualmente, em formato híbrido: os participantes têm aulas presenciais na empresa e atividades online com o renomado time da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), da Universidade de São Paulo.
Além disso, os alunos participam de uma imersão prática nos principais polos do setor agroindustrial brasileiro. As atividades incluem visitas ao maior porto da América Latina, o Porto de Santos, e à B3, a bolsa de valores brasileira, para entender como ocorre a negociação de commodities e outros produtos.
“Somos uma empresa de origem familiar, fundada há quase 160 anos, que vive e compreende o agronegócio em sua essência. Entendemos os desafios de preparar novas gerações para liderar os negócios”, disse Renato Teixeira.