O poder da comunicação na construção da imagem do agro
Estratégia e marketing para fortalecer o setor

O agronegócio brasileiro é referência mundial em produtividade e sustentabilidade, mas ainda enfrenta desafios de percepção interna e externa.
Em entrevista ao Blog Mundo Agro, Fabrício Macias, sócio e vice-presidente de marketing da Macfor — agência que une marketing e comunicação para valorizar o setor — falou sobre a missão de comunicar o agro de forma estratégica e transparente, e explicou como o marketing pode transformar a imagem do setor, fortalecendo o orgulho e o protagonismo do agronegócio.
A Macfor conquistou o 1º lugar na categoria ‘Agro que Conecta’ com a campanha ‘O Agro no Comando Delas’, no Anuário Agro 2025, evento que premiou as melhores campanhas de marketing.

Mundo Agro: Como surgiu a ideia de criar a agência Macfor, focada em comunicação e marketing para o agro? Todo mundo fala que o agro brasileiro não sabe se vender...
Fabrício Macias: Na verdade, eu acho que isso já era. A Macfor surgiu justamente do meu inconformismo ao assistir prêmios publicitários e não ver nenhuma empresa do agro representada.
Se olharmos, por exemplo, para cooperativas: elas aumentam o IDH das regiões em que atuam, têm impacto social enorme, mas isso quase nunca aparece na mídia. Nos Estados Unidos, no Super Bowl, a Budweiser enaltece o agronegócio americano. Por que não fazemos isso aqui? Por que somos tão mal vistos? O agronegócio brasileiro é o mais sustentável do mundo, mas ainda não é reconhecido como tal.
Foi por isso que chamamos o Diogo Luchiari, engenheiro agrônomo com experiência em marketing, para se juntar a nós e trabalhar com pessoas de empresas como Syngenta e Cocamar. Nosso objetivo é construir uma história nova para o agro, mudar essa percepção. É um sonho grande, difícil, mas é o que queremos alcançar.
Mundo Agro: Qual é o maior desafio da comunicação do agro?
Fabrício Macias: Retomar o controle da narrativa e ser visto como um setor que alimenta e contribui positivamente para a sociedade, e não como um setor que não respeita o meio ambiente. Esse é o nosso maior desafio.
Mundo Agro: Você tem algum vínculo direto com a produção rural? O que o agro representa pra você?
Fabrício Macias: Eu tenho a agência, mas não sou produtor rural. Mas, para mim, o agro representa vida.
Mundo Agro: O que você espera alcançar com a empresa nos próximos cinco anos?
Fabrício Macias: Espero que o agro seja motivo de orgulho para todos os brasileiros, como acontece nos Estados Unidos. Que ocupemos o espaço que merecemos na imprensa e que possamos mostrar o trabalho dos produtores rurais — que acordam às 4 da manhã, plantam e cultivam para alimentar o mundo.
Nos próximos anos, nosso foco é comunicação de verdade, mostrar que não somos heróis nem vilões, mas sim um setor que cumpre seu papel social e econômico e que deve ser reconhecido por isso.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp














