Parceria estratégica acelera inovação em biodefensivos no Brasil
Integração de tecnologias e microrganismos impulsiona desenvolvimento de biológicos de nova geração

O mercado global de produtos biológicos vive um momento de forte expansão, impulsionado pela busca por soluções mais sustentáveis e eficientes no manejo de pragas e doenças agrícolas.
A parceria entre Ballagro, especializada no desenvolvimento de soluções biológicas e nutricionais, e Symbiomics, empresa de biotecnologia focada em produtos biológicos de nova geração, anunciaram uma parceria estratégica voltada ao desenvolvimento de novos biodefensivos para o mercado brasileiro.
“Nosso trabalho é pautado pela inovação contínua. A parceria com a Symbiomics vai possibilitar a exploração de novos campos, como o entendimento do DNA dos microrganismos para o desenvolvimento de uma nova geração de bioinsumos”, afirmou Lecio Kaneko, gerente de Desenvolvimento Estratégico da Ballagro.
O setor global de biológicos foi estimado em US$ 14 bilhões em 2024, com projeção de alcançar cerca de US$ 20 bilhões até 2027, a uma taxa média de crescimento anual de 13%, segundo dados da empresa americana de inteligência de mercado DurhamTrimmer.

“Com nossas ferramentas, o processo de desenvolvimento pode ser de duas a cinco vezes mais rápido do que os métodos tradicionais. Além de acelerar a pesquisa, a parceria fortalece nossa capacidade de transformar descobertas científicas em soluções disponíveis para o campo”, explicou Jader Armanhi, COO e cofundador da Symbiomics,
Os produtos de controle biológico representam aproximadamente 60% desse mercado, refletindo a integração crescente entre defensivos químicos e bioinsumos em culturas de larga escala, como soja, milho e cana-de-açúcar.
“Hoje, o Brasil conta com mais de 600 registros de biodefensivos à base de microrganismos, concentrados em um número limitado de gêneros e espécies. Nosso objetivo, em parceria com a Ballagro, é identificar microrganismos robustos e altamente competitivos, capazes de originar novos produtos com grande potencial no Brasil e no mercado internacional”, concluiu Rafael de Souza, CEO e cofundador da Symbiomics, o potencial de inovação ainda é amplo.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp












