Plataforma digital impulsiona produtividade no campo
Ferramenta permite padronizar operações, integrar equipes e reduzir custos

Uma plataforma digital criada no Brasil ajuda produtores a enxergar o que antes passava despercebido — e já gera economia de até 30% em diferentes frentes da operação agrícola.
A arquiteta Bárbara Kemp, CTO e fundadora da Kemp Gestão de Projetos e Gerenciamento de Obras, decidiu adaptar ao campo uma tecnologia originalmente criada para obras.
A plataforma Workemp, que organiza frentes de trabalho em grandes redes de varejo e serviços, passou a ser aplicada durante a pandemia na gestão do próprio pomar da executiva, no Sul do país.
“Tudo estava na cabeça do agrônomo ou em papéis soltos. Se ele saísse, o conhecimento ia junto. Trouxemos para o campo o mesmo controle que temos nas obras”, afirmou Kemp.

A plataforma hoje está presente em propriedades de diferentes portes — de fazendas familiares a grandes grupos agroindustriais — com destaque para médias propriedades, que representam parte relevante da produção nacional, mas ainda operam com pouco apoio tecnológico. São produtores com escala e desafios logísticos, mas sem sistemas integrados ou ferramentas de gestão, justamente onde há maior potencial de transformação.
Em uma fazenda de laranjas, o sistema digitalizou o acompanhamento do abastecimento, a movimentação de tratores, a gestão do estoque de defensivos e a organização das tarefas.
“Começamos rastreando o uso de equipamentos com GPS e percebemos que estávamos perdendo tempo e insumos por falta de visibilidade. Com a integração dos dados, conseguimos reverter isso rapidamente”, disse Kemp.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp














