Logo R7.com
RecordPlus

Primavera impulsiona floricultura no Rio e setor prevê aumentar a produção em 30%

Rio de Janeiro conta com 904 produtores distribuídos em 1.577 hectares, responsáveis por mais de 8 milhões de maços de flores ao ano

Mundo Agro|Fabi GennariniOpens in new window

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A primavera traz expectativas positivas para a floricultura no Rio de Janeiro, com crescimento projetado de até 30% na produção em 2025.
  • O estado conta com 904 produtores em 1.577 hectares, gerando mais de 8 milhões de maços de flores anualmente e cerca de 18 mil empregos no setor.
  • O Programa Florescer oferece financiamento para produtores, visando melhorar a qualidade e aumentar a produção de flores e plantas ornamentais.
  • Região serrana, especialmente Nova Friburgo e Bom Jardim, se destaca na produção de flores de corte, como rosas e lírios, com alta demanda na primavera.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Programa Florescer fortalece produtores de flores fluminenses na nova temporada Foto cedida: ASCOM/Seappa

A primavera traz boas expectativas para a floricultura fluminense. O setor projeta crescimento de até 30% na produção em 2025, impulsionado pela maior procura do consumidor e pelas condições climáticas favoráveis.

Atualmente, o Rio de Janeiro conta com 904 produtores distribuídos em 1.577 hectares, responsáveis por mais de 8 milhões de maços de flores ao ano. A atividade movimenta a economia rural e garante cerca de 18 mil empregos no campo, consolidando o estado como um dos principais polos do Sudeste.


“O produtor pode contar com a Secretaria de Agricultura, que está ao lado do homem do campo oferecendo incentivos por meio de programas como o Florescer. Essa linha de crédito é voltada ao cultivo de flores e plantas ornamentais e busca fortalecer a produção fluminense,” destacou o secretário de Estado de Agricultura, Dr. Flávio Ferreira.

Entre os destaques da temporada estão as flores de corte, como rosas, astromélias, crisântemos, lírios e gérberas, que registram alta demanda nesta época do ano. A região serrana lidera a produção, com destaque para Nova Friburgo e Bom Jardim, que se consolidam como referências na cadeia produtiva.


Ronaldo Klein, produtor de Nova Friburgo, RJ Foto cedida: Ascom/Seappa

O produtor Ronaldo Klein, de Nova Friburgo, cultiva espécies como tango, aster mariana e boca-de-leão e estima aumento de até 40% na produção durante a primavera. “O programa nos permitiu ampliar a produção e alcançar mais qualidade“, afirmou Klein.

O Programa Florescer oferece financiamento de até R$ 100 mil por produtor, com juros de 2% ao ano e prazo de até cinco anos para pagamento. A iniciativa incentiva investimentos em infraestrutura, aquisição de mudas e modernização das propriedades, fortalecendo a floricultura fluminense e valorizando a agricultura familiar.


Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.