Logo R7.com
RecordPlus

Produção de azeite certificada é destaque em visita técnica gaúcha

Inovação e sustentabilidade marcam produção de azeite em Minas Gerais

Mundo Agro|Fabi GennariniOpens in new window

  • Google News
Capital mineira do azeite sedia agenda técnica gaúcha sobre certificação e boas práticas Foto cedida: Seapi

Maria da Fé, conhecida como a capital mineira do azeite extravirgem, na Serra da Mantiqueira, foi palco de uma visita técnica de pesquisadores da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), do Rio Grande do Sul, voltada à certificação, à pesquisa e à adoção de boas práticas na produção de azeite.

A programação incluiu visitas à fazenda experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e a uma propriedade certificada pelo Programa Certifica Minas Azeite.


A fazenda Santa Helena, uma das pioneiras na obtenção do selo de certificação para azeite extravirgem, tem contribuído para elevar o padrão de qualidade do produto e fortalecer a confiança do consumidor.

“O consumidor reconhece o valor do selo. Ele entende que há seriedade, cuidado com as pessoas e com o meio ambiente. É um processo exigente, mas que gera retorno em credibilidade e posicionamento da marca”, disse a proprietária da fazenda, Rosana Chiavassa.


O Programa Certifica Minas Azeite acompanha todas as etapas da produção, desde o manejo no campo até a rastreabilidade do produto final, com auditorias conduzidas pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

O selo assegura o cumprimento de boas práticas agrícolas, ambientais e trabalhistas, ampliando as oportunidades de acesso a mercados mais qualificados e exigentes.


“O Programa acompanha todos os processos de produção, nas áreas ambientais, de manejo e sociais. Tudo é auditado pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), ligado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), que concede a certificação”, afirmou Jackson Brilhante, engenheiro florestal e pesquisador do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA/Seapi-RS).

A Epamig, em Maria da Fé, é responsável por 11 projetos dedicados à cultura da oliveira. As pesquisas têm papel fundamental no desenvolvimento da olivicultura no Brasil, contribuindo para a adaptação das variedades, o aprimoramento dos sistemas produtivos e o fortalecimento da cadeia do azeite extravirgem nacional.


Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.