Queijos do Paraná conquistam 3 medalhas no World Cheese Awards
Premiação reconhece qualidade e mostram padrão internacional
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O Paraná voltou a se destacar no maior concurso de queijos do mundo.
No World Cheese Awards 2025, realizado entre 13 e 15 de novembro em Berna, na Suíça, produtos desenvolvidos no Laboratório de Queijos Finos do Biopark Educação, em Toledo, conquistaram duas medalhas de prata e uma de bronze entre mais de 5 mil concorrentes de 50 países.
Entre os premiados, o Abaporu — queijo de massa mole, casca lavada e maturação superior a 30 dias — garantiu a prata com seu perfil sensorial complexo, que combina notas de baunilha, amêndoa, caramelo e especiarias. O rótulo já havia conquistado ouro no Mondial du Fromage e será lançado em breve pela queijaria Flor da Terra.
Também medalhista de prata, o Saint Marcellin apresentou textura cremosa e sabor amanteigado, com nuances de cogumelos e ervas. O queijo já era referência nacional desde que figurou entre os dez melhores do Brasil em 2023.
A medalha de bronze ficou com o Garoa Tropical, elaborado com enzimas cítricas que remetem às técnicas tradicionais brasileiras de coagulação, resultando em sabor e textura singulares.
Os resultados reforçam o sucesso de um projeto que, há seis anos, transforma o leite de pequenos e médios produtores da região em queijos de alto valor agregado.
A iniciativa — que envolve o Biopark, Biopark Educação, IDR-PR, Sebrae/PR, Sistema Faep/Senar e Prefeitura de Toledo — já soma 72 prêmios e fortalece a criação de uma Rota de Queijos Finos no Oeste do Paraná, impulsionando inovação, renda e desenvolvimento regional.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp














