Setor sucroenergético ganha destaque na COP30 em debate sobre transição energética
ORPLANA participou da COP30 e reforçou papel da cana na descarbonização

A ORPLANA – Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil – participou da 30ª Conferência das Partes (COP30), realizada em Belém (PA).
O painel “Desenvolvimento Regional e Transição Energética”, parte da programação do eixo Energias Renováveis, foi moderado por Nelson Perez, presidente da Comissão Nacional de Cana-de-Açúcar da CNA, e contou também José Guilherme Nogueira, (ORPLANA), André Nassar (Abiove), Laís Nara (OCB) e Mário Campos (Bioenergia Brasil).
O debate discutiu caminhos para uma transição energética que reconheça o papel estratégico do setor agroenergético brasileiro, especialmente no avanço dos biocombustíveis e das práticas sustentáveis como vetor de desenvolvimento regional.
“O intuito da nossa participação é mostrar o poder da descarbonização e a experiência acumulada com o etanol, destacando a importância da cadeia integrada e a valorização dos produtores de cana-de-açúcar. Precisamos divulgar o que o Brasil vem construindo ao utilizar a cana como matéria fundamental para a transição energética que precisa acontecer”, afirmou Nogueira.
A programação do eixo Energias Renováveis também incluiu debates sobre biocombustíveis e segurança alimentar, além de temas relacionados à sustentabilidade ambiental e à contabilidade de carbono.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp













