Logo R7.com
RecordPlus

Super El Niño coloca viticultores em alerta

Cooperativa intensifica apoio técnico para reduzir perdas e preservar a qualidade da uva

Mundo Agro|Fabi GennariniOpens in new window

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window
Vinícola Garibaldi reforça manejo preventivo nos vinhedos Foto cedida: Cooperativa Garibaldi

Com a expectativa de aumento das chuvas entre outubro e dezembro, período decisivo para o desenvolvimento das videiras, a Cooperativa Vinícola Garibaldi intensificou as orientações técnicas aos cooperados. As ações começaram antes mesmo do ciclo produtivo, com recomendações sobre a escolha de insumos e estratégias de manejo para enfrentar um possível cenário de maior umidade.

“Claro que se a gente não conseguir pulverizar, em função das chuvas, não vamos ter êxito. Nosso trabalho é preparar o produtor para diferentes situações e, se houver um período mais chuvoso, ele já terá as ferramentas necessárias para fazer o manejo adequado”, disse Evandro Bosa, gerente agrícola da cooperativa.


Além da escolha dos defensivos, a assistência técnica orienta os produtores sobre práticas como a manutenção da cobertura vegetal entre as linhas de cultivo, que reduz a erosão e melhora a infiltração da água no solo, e a condução mais aberta dos vinhedos, favorecendo a circulação de ar. A cooperativa também realiza a regulagem dos pulverizadores antes do início das aplicações para aumentar a eficiência e evitar desperdícios.

“Não basta aplicar o produto correto. É preciso aplicá-lo no momento certo e da forma correta. Esse conjunto de cuidados faz toda a diferença para a sanidade dos vinhedos”, disse Bosa.


O excesso de chuva pode afetar diferentes fases do ciclo da videira. Durante a floração a umidade pode comprometer a fecundação das flores e reduzir a produtividade. Na maturação e na colheita, aumenta o risco de doenças, como a podridão dos cachos, prejudicando a qualidade da uva.

Apesar das previsões, Bosa ressaltou que ainda não há consenso sobre o comportamento do clima.


“Nós acompanhamos diferentes meteorologistas e nem todos apontam o mesmo cenário. Alguns dizem que será um ano mais chuvoso, outros entendem que será uma condição próxima da normalidade.”

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.