Túnel sensorial revela desafios do autismo e reforça campanha da Abads
Experiência imersiva expõe barreiras sensoriais e impulsiona ação que busca ampliar atendimentos gratuitos

Eu vivi um turbilhão de sensações após participar da experiência imersiva do túnel sensorial instalado na Record, em uma parceria do Departamento de Recursos Humanos com a Abads.
Senti como é ter um corpo instável e perder o controle dos movimentos.
Percebi como um simples toque pode incomodar.
Entendi como ruídos e sons altos se tornam perturbadores, geram irritação e ansiedade.
Compreendi que cheiros comuns podem se tornar enjoativos e desconfortáveis.
Notei, por fim, que luzes e movimentos intensos criam um verdadeiro caos visual.
Eu senti na pele um pouco do que é viver no espectro autista — e saí desse túnel, além de emocionada, uma nova Fabi.
A Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social (Abads), instituição que há sete décadas atua no atendimento de pessoas com deficiência intelectual e autismo em São Paulo, lançou a campanha Abrace a Abads com o objetivo de garantir a continuidade e a expansão de seus serviços gratuitos.
A entidade também intensifica ações de conscientização sobre o autismo, já que ainda existe resistência e falta de conhecimento de muitas famílias em reconhecer os primeiros sinais do transtorno.
“Não podemos perder tempo. A intervenção precoce faz diferença e pode minimizar impactos no desenvolvimento”, reforçou Marcia Rocha, responsável pelas Relações Institucionais da entidade.
O custo mensal para manter todos os serviços é de cerca de R$ 300 mil. “É o pão nosso de cada dia. Não sobra, mas também não falta. Campanhas como essa são fundamentais para ampliar o atendimento e alcançar mais famílias que precisam”, acrescentou Rocha.
A organização atende atualmente mais de 1.200 famílias por mês e enfrenta uma fila de espera de 600 pessoas que aguardam diagnóstico, tratamento e acompanhamento especializado.
“Somos uma escola para a vida, acolhendo desde bebês até adultos. O trabalho envolve assistência social, educação especial, saúde e inclusão no mercado de trabalho. Aprendemos todos os dias. Não existe rotina quando o foco é cuidar de pessoas”, afirmou Rose Amorim, presidente da Abads.
Para Márcia Rocha, a Abads se resume a “empatia”. Para Rose Amorim: “Empatia e amor. É um dos lemas da Abads: amor pelo que fazemos e por quem atendemos. O amor move, sensibiliza, faz a gente parar e ajudar. O amor é importante”, reiterou.
Para mim, a palavra é doação. E, para você?
Fique ligado aqui no Blog. Vem aí um leilão especial com celebridades — incluindo um sertanejo pra lá de especial — que já abraçaram a Abads.
A porteira do Mundo Agro também está aberta para a campanha Abrace a Abads e para esse leilão solidário.
Vambora fazer a diferença?
Chave Pix: doe@abads.org.br
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
