Uma fatia da Itália em cada bairro: Settimana della Pizza chega à 5ª edição em SP
Com receitas regionais e a clássica margherita, evento valoriza a herança italiana e a evolução da pizza no Brasil

Comemorando o Dia da Pizza (10 de julho), a Settimana della Pizza 2025 chega à sua 5ª edição em São Paulo celebrando os sabores das diversas regiões da Itália.
Mais do que um evento gastronômico, trata-se de uma verdadeira ponte cultural entre dois países que compartilham o amor pela boa comida e o respeito às tradições.
“A pizza é um dos maiores símbolos da nossa cultura gastronômica e da afinidade entre italianos e brasileiros”, destaca o cônsul-geral da Itália em São Paulo, Domenico Fornara.
Promovida pela Câmara de Comércio Italiana de São Paulo (Italcam) desde 2021 — nas três primeiras edições sob o nome Giornata della Pizza —, a iniciativa conta com o apoio do Consulado Geral da Itália em São Paulo, da Accademia Italiana della Cucina, do Istituto Italiano di Cultura de São Paulo e da ENIT (Agência Nacional Italiana de Turismo).
O evento funciona como uma prévia da tradicional Settimana della Cucina Regionale Italiana, prevista para ocorrer entre 20 e 26 de outubro, reunindo chefs de todas as regiões da Itália.
Durante a Settimana della Pizza, 20 pizzarias participantes oferecem duas receitas especiais: a pizza “regionale”, inspirada em uma das regiões italianas e preparada com pelo menos um ingrediente típico; e a pizza “tradizionale”, representada pela clássica margherita — que traz as cores da bandeira da Itália com molho de tomate pelado italiano, mozzarella de búfala ou fiordilatte e manjericão fresco.
“Com a importação de insumos criados especialmente para a preparação do prato e a utilização de técnicas de longa fermentação, a qualidade da pizza brasileira melhorou muito nos últimos anos”, afirma Graziano Messana, presidente da Italcam.
À frente da curadoria do evento, o italiano Gerardo Landulfo, delegado da Accademia Italiana della Cucina, ressalta o papel da pizza como expressão cultural. Ele também comenta a evolução da cena pizzaiola no Brasil e reforça a importância de equilibrar tradição e criatividade no preparo de um dos pratos mais amados do mundo.

Como ítalo-brasileira, é um orgulho ver essa celebração crescer a cada ano. Mesmo estando longe neste momento, sigo acompanhando com carinho esse evento que une sabores, memórias e identidade.

Como ítalo-brasileira, é um orgulho ver essa celebração crescer a cada ano. Mesmo estando longe neste momento, sigo acompanhando com carinho esse evento que une sabores, memórias e identidade.
Mundo Agro: Qual a importância da Settimana della Pizza para a valorização da cultura italiana no Brasil?
Gerardo Landulfo: Um dos objetivos da Settimana é mostrar como a pizza é importante na cultura gastronômica italiana e na brasileira também. O evento vai além da mesa, desde a primeira edição divulgamos a história da receita, como ela chegou ao Brasil e evolui nos últimos anos. Além disso, promovemos as tradições e produtos das 20 regiões italianas.
Mundo Agro: Quais critérios foram usados para selecionar as pizzarias participantes? Alguma pizzaria nova no roteiro? Se sim, quem é e qual região representará?
Gerardo Landulfo: O primeiro critério é usar farinha italiana e o processo de longa fermentação. A utilização nas coberturas de produtos importados da Itália também conta muito na seleção das pizzarias. As casas estreantes em 2025 são Andrea di Lucca (Friuli-Venezia Giulia), La Crosta (Lombardia), Napoletana Forneria (Umbria) e Oli Pizza (Liguria). A demais participaram no ano passado ou de edições anteriores.
Mundo Agro: Há planos de expandir o evento para outras cidades além de São Paulo e Sorocaba?
Gerardo Landulfo: O número de participantes é limitado a 20, igual ao número de regiões da Itália. Pizzarias como Bráz e Maremonti, com filiais, podem replicar o evento em outras cidades.
Mundo Agro: O que esperar dessa 5ª edição?
Gerardo Landulfo: O evento cresce a cada ano, esperamos atrair um público ainda maior, interessado a descobrir novos sabores ou simplesmente eleger a melhor Margherita.
Mundo Agro: A pizza pra você é?
Gerardo Landulfo: A comida universal, um prato encontrado nos cinco continentes, que agrada todos os paladares e pode ser pedido pelo mesmo nome. Não por acaso, pizza é a palavra italiana mais conhecida no mundo.
Mundo Agro:Ah, antes de mais nada, pizza com vinho não é pizza, não é mesmo? Para não errar, como escolher o vinho ideal (italiano, claro).
Gerardo Landulfo: Os vinhos mais recomendados são espumantes como Prosecco ou Lambrusco; brancos frutados como Vermentino, Greco di Tufo ou Pinot Grigio; tintos leves como Pinot Nero, Bardolino ou um Chianti jovem.
A Settimana della Pizza 2025 acontece de 07 a 13 de julho, nas pizzarias e restaurantes participantes (veja a lista abaixo)
Abruzzo — Foglia Forneria
Basilicata — Rural Pizzeria (Sorocaba)
Calabria — Soffio Pizzeria
Campania — Leggera Pizza Napoletana
Emilia-Romagna — Bráz Pizzaria
Friuli-Venezia Giulia — Andrea di Lucca Arte & Pizza
Lazio — La Braciera
Liguria — Oli Pizzas Artesanais
Lombardia — La Crosta Forneria
Marche — Temperani Trattoria
Molise — Trattorita EVVAI
Piemonte — .it Pizza
Puglia — Qui o Qua
Sardegna — A Pizza da Mooca
Sicilia — Unica Pizzeria
Toscana — Veridiana Pizzaria
Trentino-Alto Adige — Maremonti (Campo Belo)
Umbria — Napoletana Forneria
Valle d’Aosta — Ombra
Veneto — Diavola Pizzeria Italiana
Mais informações: www.settimanadellapizza.com
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp














