Petista com posicionamentos de direita, Chico Lucas será o novo Secretário Nacional de Segurança Pública
Nomeação sai no diário oficial desta quinta (22) e acena para independência dos estados

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington Lima e Silva já começou sua gestão sinalizando para os estados, que temiam
falta de independência na gestão da Segurança Pública com o texto da Pec, que pretende dar ao execurivo federal o poder de coordenador das ações na área.
Wellington se reuniu na terça (20) com indicado pelo Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública, Chico Lucas e hoje bateu o martelo sobre sua indicação para a Senasp (secretaria Nacional de Segurança Pública).
Chico é do PT (Partido dos Trabalhadores), mas é conhecido por ser mão de ferro no Piauí. No estado o político construiu o projeto piloto do celular seguro, aderido pela gestão Lewandowski.
Com apenas 41 anos, o atual secretário de Segurança do Piauí trabalha muito com os dados e aposta na tecnologia. Pretende desenvolver bancos de dados no ministério para melhorar a integração.
Pelo Consesp é o responsável hoje por construir o banco Nacional de Boletins de Ocorrência.
No Piauí derrubou índices de violência, aumentou o número de encarceramento médio anual e ficou conhecido pelo discurso de que “bandido bom é bandido preso”, oposto ao discurso ideológico do partido, mas ao encontro com o que pensa a bancada da segurança pública no Congresso, onde estão dois projetos importantes para o Presidente Lula.
Chico tem perfil para unir os estados e apoio no Congresso.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp














