Logo R7.com
RecordPlus
R7 Planalto

A expectativa do relator da CPMI do INSS sobre o depoimento de Vorcaro

Oitiva está marcada para ocorrer na próxima quinta-feira (5)

R7 Planalto|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O relator da CPMI do INSS, deputado Alfredo Gaspar, aguarda depoimento de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master.
  • A oitiva está marcada para a próxima quinta-feira, com o objetivo de esclarecer o sistema de empréstimo consignado ofertado pelo banco aos aposentados.
  • A CPMI possui três pedidos de convocação a Vorcaro, aprovados em dezembro do ano passado.
  • Embora tenha sido aprovada a quebra de sigilo bancário, o acesso a esses dados foi bloqueado pelo STF, mas a comissão tem outros documentos para a inquirição.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Gaspar quer saber como funcionava a oferta de empréstimo do Banco Master a aposentados Vinicius Loures/Câmara dos Deputados - 27/11/2025

Relator da CPMI que apura os desvios nos pagamentos de aposentados e pensionistas do INSS, o deputado federal Alfredo Gaspar (União-AL) aguarda um “esclarecimento” do empresário Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, durante oitiva na comissão.

Ao R7 Planalto, Gaspar afirmou que busca um “esclarecimento cabal do mecanismo de empréstimo consignado ofertado pelo Master aos aposentados”.


LEIA MAIS

Ao todo, a CPMI do INSS tem três pedidos de convocação ao empresário. Os requerimentos foram aprovados em dezembro do ano passado, mas a oitiva foi marcada para o retorno do recesso parlamentar, na próxima quinta-feira (5).

A ideia central do depoimento é entender como funcionava o sistema de oferta de empréstimo do Banco Master aos aposentados e pensionistas.


Segundo os requerimentos, o banco possui um acordo de cooperação técnica com o INSS para oferta de crédito consignado. Além disso, o Master estaria, nos últimos anos, entre os bancos com maior número de reclamações sobre crédito consignado.

O colegiado havia também aprovado a quebra do sigilo bancário de Vorcaro, mas o relator explicou que o ministro do STF Dias Toffoli bloqueou o acesso da CPMI a tais dados e, portanto, essas informações não poderão ser usadas na elaboração das perguntas.


Apesar disso, Gaspar alega que a comissão teve acesso a outros documentos importantes para basear o momento de inquirição.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.