A força-tarefa popular treinada pelo TCU para fiscalizar obras do governo
Projeto do Tribunal capacita voluntários para acompanhar Retomada de Obras da Educação Básica; mais de 349 já foram treinados

O TCU (Tribunal de Contas da União) quer formar uma força-tarefa de moradores capazes de monitorar e acompanhar o andamento de obras do governo em todo o país. A ação, teve até dezembro, 925 voluntários cadastrados, e mais de 349 habilitados depois de concluírem treinamento em todas as etapas — aulas teóricas, atividades práticas e aprovação final.
Ao todo, a ação do Programa Força-Tarefa Cidadã Obras já resultou na fiscalização de 54 empreendimentos voltados à Educação Básica.
As informações coletadas por esses voluntários são insumos para a construção de um relatório que está sendo produzido pelo Tribunal.
Ao R7 Planalto, o TCU explicou que a força-tarefa tem o objetivo de capacitar os voluntários para coletarem informações sobre obras de creches e escolas incluídas no Pacto Nacional pela Retomada de Obras e de Serviços de Engenharia Destinados à Educação Básica e Profissionalizante.
O curso é online, assíncrono, composto por quatro módulos, e está disponível na plataforma digital do Instituto Serzedello Corrêa.
O objetivo do Tribunal é mostrar aos moradores que é possível fiscalização e acompanhamento integrado, feita pela própria população monitorando as entregas do governo e cobrando ações mais incisivas, quando necessário.
Leia mais
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp















