Logo R7.com
RecordPlus
R7 Planalto

Alckmin pode ser o que quiser em 2026, diz presidente do PT

Edinho Silva rasgou elogios ao atual vice-presidente

R7 Planalto|Ana Isabel Mansur, do R7, em Brasília

  • Google News
Alckmin foi governador de SP pelo PSDB 4 vezes André Neiva/MDIC - 09.12.2025

O vice-presidente Geraldo Alckmin conquistou de vez a confiança do PT e vai poder decidir a própria atuação nas eleições do próximo ano. “Ele será o que ele quiser ser”, destacou o presidente do PT, Edinho Silva, ao tecer comentários a Alckmin, filiado ao PSB desde março de 2022, após mais de 30 anos no PSDB.

Ele foi um dos fundadores do partido tucano e foi governador de São Paulo quatro vezes pela legenda, além de ter concorrido com Lula à presidência em 2006.


Edinho esclareceu, porém, que a “liberdade” dada a Alckmin é uma opinião dele, não do PT.

“É, na minha avaliação, hoje uma liderança nacional de primeira grandeza no Brasil. É um líder que nos orgulha muito, cumpriu um papel brilhante nesse projeto de desenvolvimento e de reindustrialização do Brasil. Cumpriu papel fundamental no enfrentamento ao tarifaço, com a capacidade dele de diálogo e articulação. Tem sido um vice extremamente correto e leal. Se ele quiser continuar sendo vice, será; se quiser cumprir outra missão nas eleições de 2026, ele também cumprirá. Vai depender muito do que ele quiser”, completou o presidente do PT. O vice-presidente pode ser uma opção tanto ao Senado quanto ao governo de São Paulo caso não componha novamente a chapa de vice de Lula.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.