Alcolumbre e Motta avisaram Lula de ausência em evento do 8 de Janeiro
Governo quer dar um ar institucional à cerimônia no Planalto
R7 Planalto|Ana Isabel Mansur, do R7, em Brasília

Os presidentes da Câmara, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre, fizeram questão de avisar o presidente Lula que não compareceriam ao evento no Palácio do Planalto em memória aos três anos dos ataques do 8 de Janeiro.
A justificativa oficial dada ao presidente foi a existência de compromissos já marcados. Contudo, uma das possíveis causas é a expectativa de que Lula vete integralmente o PL da Dosimetria durante a cerimônia.
Leia mais
A avaliação de aliados é de que a presença dos dois ao lado do presidente da República durante o veto poderia causar constrangimento. Tanto Alcolumbre quanto Motta ainda podem reverter a decisão do petista no Congresso, caso atinjam votos suficientes numa sessão parlamentar dedicada ao tema.
A participação de Motta e Alcolumbre reforçaria a intenção do Planalto de dar um caráter mais institucional ao evento. O Executivo quer tirar o governo do foco e destacar o tom republicano da data.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp















