Anúncio de aposentadoria de Barroso anima candidatos à vaga no STF
Pelo menos quatro nomes aparecem como fortes candidatos à escolha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva
R7 Planalto|Do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A saída antecipada do ministro do Luís Roberto Barroso do STF (Supremo Tribunal Federal) deu início às tradicionais apostas de quem vai ocupar a desejada vaga na Corte. E quatro nomes aparecem como cotados.
O ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG) já sinalizou interesse, mas é considerado por Lula como uma opção ao Governo de Minas Gerais.
Jorge Messias, advogado-geral da União, é alguém em quem o presidente confia. E tem um perfil bastante técnico para a função.
Wellington César Lima e Silva, jurista, advogado e ex-promotor, também aparece por ser de confiança de Lula. Chegou a ser ministro da Justiça por menos de um mês em 2016. Hoje, é advogado-geral da Petrobras.
Por fim, Vinícius Carvalho, ministro da Controladoria-Geral da União, tem grande ligação com o PT. Além disso, é conhecido por ter formação acadêmica robusta.
Barroso poderia ficar no STF até 2033, quando completaria 75 anos, idade em que a aposentadoria é compulsória. Contudo, ele decidiu antecipar a saída do Supremo.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
