Logo R7.com
RecordPlus
R7 Planalto

Como é feita a prova que vai definir quem poderá ser médico no Brasil

Este ano, o Enamed será aplicado em setembro; exame é feito por quase 500 profissionais da saúde

R7 Planalto|Edis Henrique Peres, do R7, em BrasíliaOpens in new window

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A aprovação no Enamed é agora exigida para estudantes de medicina exercerem a profissão e obterem registro no CFM.
  • O exame é estruturado por quase 500 profissionais de saúde e avalia a qualidade dos cursos de medicina no Brasil.
  • A prova, composta por 100 itens, será aplicada em 13 de setembro, com resultados previstos para dezembro.
  • Inscrições para o Enamed estão abertas até 29 de junho, e a prova do próximo ano deverá ser em maio.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A cada dez alunos de medicina em instituições privadas, quatro não atingiram nota no Enamed Fernando Frazão/Agência Brasil - arquivo

Para os estudantes de medicina que ingressarem na universidade a partir desta sexta-feira (19), a aprovação no Enamed (Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica) começa a ser uma exigência para o exercício da profissão e o registro no CFM (Conselho Federal de Medicina). A nota será indicada no próprio histórico do estudante. O exame serve também para avaliar a qualidade dos cursos brasileiros.

Segundo Manuel Palácios, presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão responsável pelas avaliações, o exame é estruturado por uma equipe de quase 500 profissionais de saúde.


“Temos fixados padrões de desempenho e quase 500 médicos são usados nesse processo. São 353 docentes médicos na elaboração e revisão dos itens, 42 médicos docentes da Comissão Assessora de Avaliação da Formação Médica e 42 docentes médicos na Comissão de Análise de Itens, além das bancas de avaliação de provas e recursos, compostas por professores experientes de diversas instituições e de todas as áreas médicas avaliadas”, explicou.

Veja Também

A prova é composta por 100 itens e será aplicada este ano em 13 de setembro, com resultados previstos para serem divulgados no começo de dezembro. “As inscrições ainda estão abertas até 29 de junho”, reforçou Palácio.


No ano que vem, a prova do primeiro semestre deverá ser aplicada em maio, segundo o presidente do Inep.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.