Deputado quer explicações de ministro da Justiça sobre ‘conflito de interesse’ entre Lewandowski e Master
Paulo Bilynskyj cita ‘suspeitas de eventual utilização’ da estrutura do ministério; pedido ainda precisa ser aprovado por comissão
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O deputado federal Paulo Bilynskyj (PL-SP) protocolou um requerimento na Comissão de Segurança da Câmara dos Deputados pedindo a convocação do ministro da Justiça, Wellington César Lima e Silva, para explicar um suposto conflito de interesse entre o ex-ministro Ricardo Lewandowski e o Banco Master.
No documento, que ainda precisa ser aprovado pelo colegiado, o parlamentar questiona o ministério sobre as providências adotadas com relação a um contrato envolvendo Lewandowski e o banco.
LEIA MAIS
Ele cita “suspeitas de eventual utilização direta ou indireta da estrutura, da agenda institucional, de atos administrativos, de interlocuções oficiais e de unidades vinculadas do ministério para favorecer interesses do Banco Master ou de seu grupo econômico”.
O deputado alega que o caso é de uma “gravidade institucional”. “O agente público situado no nível máximo de comando do ministério, com poder de direção política e administrativa, acesso a informações sensíveis e capacidade de influenciar agendas e prioridades institucionais”, prosseguiu o parlamentar.
Segundo o Planalto, Lewandowski chegou a ser consultor do banco, mas abriu mão da função após assumir o Ministério da Justiça.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp













