Logo R7.com
RecordPlus
R7 Planalto

Deputados querem permitir uso das Forças Armadas contra facções sem GLO

A ação ocorre após megaoperação em favelas no Rio de Janeiro que terminou com ao menos 121 mortos

R7 Planalto|Rute Moraes, do R7, em BrasíliaOpens in new window

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Deputados do partido Novo propõem projeto para permitir uso das Forças Armadas em áreas dominadas por facções criminosas sem GLO.
  • Objetivo é combater milícias e organizações criminosas, incluindo terrorismo, em casos excepcionais.
  • Operações seriam coordenadas pelo Ministério da Defesa, respeitando competências das polícias civis e militares.
  • P proposição surge após a operação Contenção no Rio de Janeiro, que resultou em ao menos 121 mortes.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Rio de Janeiro (RJ) 13/03/2023 – Exercício com viaturas blindadas Piranha em áreas urbanas conflagradas, no Curso de Cobertura Jornalística em Área de Combate, do Centro de Operações de Paz de Caráter Naval, na sede do Corpo de Fuzileiros Navais. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Para que blindados sejam disponibilizados pela Marinha, presidente precisa decretar GLO Fernando Frazão/Agência Brasil - 18.3.2024

A bancada do partido Novo na Câmara dos Deputados apresentou um projeto de lei complementar que autoriza o uso das Forças Armadas em áreas dominadas por facções criminosas sem a determinação de uma GLO (Garantia da Lei e da Ordem) por parte da Presidência da República.

A ideia é que as forças atuem em casos excepcionais no combate a milícias e organizações criminosas, incluindo terrorismo.


LEIA MAIS

O projeto é de autoria do deputado Luiz Lima (Novo-RJ) e subscrito pela bancada do partido.

O texto prevê que as operações militares sejam coordenadas pelo Ministério da Defesa, com uso de equipamentos, veículos e efetivos das Forças Armadas, sem prejuízo das competências das polícias civis e militares.


A ação ocorre após a deflagração da Operação Contenção, no Rio de Janeiro, na terça-feira (28). A ação foi realizada nos complexos da Penha e do Alemão e terminou com ao menos 121 mortos.

Segundo o governador do estado, Cláudio Castro (PL), a AGU (Advocacia-Geral da União) negou o fornecimento de blindados no início deste ano, alegando que precisaria da aplicação de uma GLO para fornecer os veículos.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.