Desperdício de alimentos: governo federal quer modernizar modelo das Ceasas
Comitê técnico foi criado para elaborar estratégias que solucionem os problemas enfrentados pelas Centrais de Abastecimento
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O governo federal quer reduzir o desperdício de alimentos e os problemas logísticos encontrados nas Ceasas (Centrais de Abastecimento). Nesta semana, foi criado um Comitê Técnico para elaborar propostas que modernizem o sistema do regime jurídico dessas estruturas.
Na prática, o objetivo é solucionar os problemas de defasagem da infraestrutura e insegurança jurídica desses locais.
As Ceasas funcionam como um elo entre produtores rurais, atacadistas e o comércio varejista. O modelo atual, contudo, recebe críticas pela falta de uniformidade entre as unidades da federação, baixa coordenação nacional e dificuldades para atrair investimentos.
Um dos pontos é justamente a perda de alimentos, mesmo com o funcionamento do programa Desperdício Zero.
Por isso, o MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) decidiu criar o comitê, que terá a participação também de entidades do setor.
O grupo terá a missão de mapear entraves legais e operacionais, comparar modelos de gestão adotados no país e, ao final, apresentar uma proposta de novo marco legal.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp















