Logo R7.com
RecordPlus
R7 Planalto

Desperdício de alimentos: governo federal quer modernizar modelo das Ceasas

Comitê técnico foi criado para elaborar estratégias que solucionem os problemas enfrentados pelas Centrais de Abastecimento

R7 Planalto|Edis Henrique Peres, do R7, em BrasíliaOpens in new window

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O governo federal visa reduzir o desperdício de alimentos e melhorar a logística das Ceasas.
  • Foi criado um Comitê Técnico para modernizar o sistema e resolver problemas de infraestrutura e segurança jurídica.
  • As Ceasas conectam produtores, atacadistas e varejistas, mas enfrentam críticas pela falta de uniformidade e coordenação.
  • O comitê irá mapear entraves e propor um novo marco legal para melhorar a gestão das Centrais de Abastecimento.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Comitê vai apresentar propostas de modernização Rafa Neddermeyer/Agência Brasil - arquivo

O governo federal quer reduzir o desperdício de alimentos e os problemas logísticos encontrados nas Ceasas (Centrais de Abastecimento). Nesta semana, foi criado um Comitê Técnico para elaborar propostas que modernizem o sistema do regime jurídico dessas estruturas.

Na prática, o objetivo é solucionar os problemas de defasagem da infraestrutura e insegurança jurídica desses locais.


As Ceasas funcionam como um elo entre produtores rurais, atacadistas e o comércio varejista. O modelo atual, contudo, recebe críticas pela falta de uniformidade entre as unidades da federação, baixa coordenação nacional e dificuldades para atrair investimentos.

Um dos pontos é justamente a perda de alimentos, mesmo com o funcionamento do programa Desperdício Zero.


Por isso, o MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) decidiu criar o comitê, que terá a participação também de entidades do setor.

O grupo terá a missão de mapear entraves legais e operacionais, comparar modelos de gestão adotados no país e, ao final, apresentar uma proposta de novo marco legal.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.