Logo R7.com
RecordPlus
R7 Planalto

Dosimetria: interlocutores de Alcolumbre apostam em análise de veto de Lula antes do Carnaval

Aliados consideram que Senado terá mais de 50 votos para derrubar veto

R7 Planalto|Rute Moraes, do R7, em BrasíliaOpens in new window

  • Google News
A proposta modula penas dos envolvidos no 8 de Janeiro Carlos Moura/Agência Senado - 19.12.2025

Interlocutores do presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União-AP), consideram que a análise do veto do presidente Lula (PT) ao PL da Dosimetria vai acontecer antes do Carnaval.

A oposição pressiona por uma análise célere, mas a pauta pertence a Alcolumbre. Segundo aliados do presidente do Congresso, no Senado, há mais de 50 votos para derrubar o veto -- mais do que os 48 que aprovaram a proposta em dezembro de 2025.


LEIA MAIS

Na manhã de ontem, Lula vetou a proposta durante cerimônia sobre os três anos do 8 de Janeiro. Na ocasião, o petista defendeu a democracia.

A proposta modula penas dos envolvidos no 8 de Janeiro, e obteve apoio da oposição e do centro no Congresso Nacional. O Palácio do Planalto, contudo, foi contra a proposição, apesar de o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), ter firmado acordo para não impedir a votação.


Para derrubar o veto, os congressistas precisam de, no mínimo, 257 votos na Câmara e 41 no Senado. Se eles derrubarem, a proposta vira lei por promulgação de Alcolumbre.

O texto também beneficiará o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Mas a modulação das penas vai depender ainda de um novo julgamento no STF, Corte responsável por tais condenações.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.