Dosimetria: interlocutores de Alcolumbre apostam em análise de veto de Lula antes do Carnaval
Aliados consideram que Senado terá mais de 50 votos para derrubar veto

Interlocutores do presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União-AP), consideram que a análise do veto do presidente Lula (PT) ao PL da Dosimetria vai acontecer antes do Carnaval.
A oposição pressiona por uma análise célere, mas a pauta pertence a Alcolumbre. Segundo aliados do presidente do Congresso, no Senado, há mais de 50 votos para derrubar o veto -- mais do que os 48 que aprovaram a proposta em dezembro de 2025.
LEIA MAIS
Na manhã de ontem, Lula vetou a proposta durante cerimônia sobre os três anos do 8 de Janeiro. Na ocasião, o petista defendeu a democracia.
A proposta modula penas dos envolvidos no 8 de Janeiro, e obteve apoio da oposição e do centro no Congresso Nacional. O Palácio do Planalto, contudo, foi contra a proposição, apesar de o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), ter firmado acordo para não impedir a votação.
Para derrubar o veto, os congressistas precisam de, no mínimo, 257 votos na Câmara e 41 no Senado. Se eles derrubarem, a proposta vira lei por promulgação de Alcolumbre.
O texto também beneficiará o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Mas a modulação das penas vai depender ainda de um novo julgamento no STF, Corte responsável por tais condenações.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp














