Logo R7.com
RecordPlus
R7 Planalto

Fraudes do INSS: servidor investigado pela PF envia relatório para a CPMI

Weslley Martins foi nomeado por Lea Bressy coordenador de Gestão do instituto, mas pediu exoneração do cargo na última semana

R7 Planalto|Edis Henrique Peres, do R7, em BrasíliaOpens in new window

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Weslley Martins, ex-coordenador do INSS, é investigado por concessão de seguros-defesos no nordeste.
  • Ele planeja enviar um relatório à CPMI para comprovar sua inocência.
  • A nomeação de Martins gerou mal-estar no INSS, especialmente durante as férias do presidente Gilberto Waller.
  • Martins pediu exoneração do cargo para priorizar sua família, afirmando não ter paz devido às investigações.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Weslley Martins nega ter feito acordos irregulares na concessão do seguro-defeso a pescadores do MA Reprodução/Instagram @wesmartins95 - 24.03.2025

Weslley Martins, ex-coordenador de Gestão do Relacionamento com o Cidadão do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e investigado por suposta concessão de seguros-defeso no Nordeste do país, enviou relatório com todas as informações sobre o caso para a CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) que trata do assunto no Congresso Nacional.

Ao R7 Planalto, Weslley Martins afirmou que o papel do instituto é analisar protocolos de seguro-defeso aprovados pelo Ministério da Pesca. O benefício é pago a pescadores durante o período da piracema, época de reprodução dos peixes em que a pesca fica proibida, para preservação das espécies.


O caso no qual Weslley é investigado chegou a ser mencionado por um parlamentar durante a sessão da CPMI na última semana. Na ocasião, o presidente do INSS, Gilberto Waller, foi questionado sobre a nomeação do servidor.

Leia mais

Weslley se defendeu e afirmou que a própria autarquia orienta aos gestores que façam acordos técnicos, além de que seguiu parâmetros legais.


“Nada disso, nem de longe, é competência minha ou do INSS ou de ações fraudulentas. Inclusive, estou encaminhando o relatório para a CPMI e ao INSS, acerca dos acordos feitos, e solicitando, eu mesmo, que meus atos sejam averiguados e [que analisem] se há alguma fraude em realizar acordos de cooperação técnica”, completou Weslley.

Briga interna

Martins está no epicentro de um mal-estar no INSS desde que foi nomeado por Lea Bressy para assumir o cargo de coordenador de Gestão, durante as férias de Gilberto Waller. A medida era desaprovada pelo presidente porque o servidor era alvo da investigação da PF (Polícia Federal) em torno do benefício pago a pescadores.


Sobre esse ponto, Martins comentou: “Eu nunca entendi o motivo de eu ser mencionado ou por que a minha nomeação causou tanto mal-estar”. “Realmente, fiz tudo que a própria instituição pedia que fosse feito. Nenhum dos meus acordos de cooperação técnica foram de descontos associativos ou que permitisse qualquer entidade a fazer algo que prejudicasse o segurado”, ressaltou.

Weslley também negou que os acordos feitos por ele incrementassem o número de beneficiários do seguro-defeso. “Na verdade, quem aumentou isso foi o Ministério da Pesca, reconhecendo milhares de novos registros no Maranhão. Inclusive, vários deles têm sido cancelados em operações da PF e da CGU [Controladoria-Geral da União], o que nada tem a ver com o INSS. O instituto não é reconhecedor da condição de pescador”, disse.


O servidor acrescentou que pediu exoneração do cargo de coordenador porque, desde que começou na função, não teve tranquilidade nem espaço para ser sido ouvido. “Nunca querem saber meu lado, o que aconteceu. Então, se estou gerando tanto desgosto, prefiro pedir para sair e ficar com minha família, em paz”, concluiu.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.