Logo R7.com
RecordPlus
R7 Planalto

Governo teme que ‘sabatina rápida’ de Messias seja contaminada por apoiadores de Pacheco

Lula decidiu bancar indicação de aliado

R7 Planalto|Do R7

  • Google News
A preocupação é que o escrutínio seja pautado de imediato Marcelo Camargo/Agência Brasil

Após indicar Jorge Messias à vaga do STF contra a vontade de parte dos senadores — que defendiam o nome de Rodrigo Pacheco —, o governo teme que uma sabatina acelerada possa ser contaminada pela insatisfação dos apoiadores do ex-presidente do Senado.

A preocupação é que o escrutínio seja pautado de imediato, não dando tempo suficiente de o advogado-geral da União quebrar a resistência entre os senadores e que essa emoção envolvendo a rejeição ao nome de Pacheco acabe levando os parlamentares a “dar um recado” a Lula.


LEIA MAIS

Uma ala importante no Senado vinha defendendo a indicação de Pacheco, por ser um representante da Casa e o único ex-presidente a pleitear uma vaga ao STF. Entre as justificativas, estava a argumentação de que o PT podia esperar para indicar outros três nome se Lula for reeleito em 2026.

Ainda assim, o presidente decidiu bancar a indicação do aliado, mesmo contrariando o pedido explícito de Davi Alcolumbre, presidente do Senado. Agora, o Senado espera chegar a mensagem da indicação para entender como será a tramitação dela.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.