Itamaraty abre diálogo para compra de fosfato com China e Marrocos
Expectativa do Ministério é solucionar problema de fertilizantes do Brasil causado por guerras entre Ucrânia e Rússia e EUA e Irã
R7 Planalto|Edis Henrique Peres, do R7, em BrasíliaOpens in new window e Flávia Alvarenga, RECORD

O Itamaraty abriu diálogo com uma lista de países que podem ajudar o Brasil na compra de fertilizantes para o setor agropecuário. Até o momento, segundo informações apuradas pelo R7 Planalto, quem deve auxiliar a produção brasileira é China e Marrocos com a venda de fosfato. O mercado de fertilizantes está afetado devido à guerra entre a Rússia e a Ucrânia e entre Estados Unidos e Irã.
O diretor do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos do MRE (Ministério das Relações Exteriores), Alex Giacomelli, contou que o Itamaraty fez uma lista de mercados que podem atender as demandas nacionais e encaminhou para os ministérios e iniciativas privadas. “Isso ameniza bastante a questão”, garantiu.
Além disso, o ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias Rosa, reforçou que o governo conta com a retomada das fábricas de fertilizantes brasileiros: três estão em funcionamento e uma quarta deve começar a produzir em 2029.
“Com isso, a autossuficiência do Brasil será de 45% do que importamos em nitrogenado”, explicou.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp













