Lula chama Haddad e Rui Costa para discutir alternativas fiscais para 2026
Presidente busca, ao lado de ministros, definir medidas para compensar perda de arrecadação
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou uma reunião para esta quarta-feira (15) com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, para discutir novas alternativas fiscais que permitam reduzir despesas e recompor parte da arrecadação prevista na MP que substituía o aumento do IOF, proposta que recentemente foi derrubada pelo Congresso.
A expectativa é que Haddad apresente a Lula diferentes opções para recuperar trechos considerados “incontroversos” da MP 1.303, que perdeu a validade.
O objetivo é aproveitar pontos de consenso para formular uma nova proposta, alinhada às conversas que o governo já manteve com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), no contexto da discussão da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2026.
LEIA MAIS
A reunião ocorre após o adiamento da votação da LDO na Comissão Mista de Orçamento, decisão tomada a pedido do próprio governo, em consequência da derrubada da MP do IOF.
O texto original previa cerca de R$ 20 bilhões em novas receitas para o próximo ano, valor que deixou de ser contabilizado com o fim da medida.
Haddad afirmou que ainda não apresentou formalmente as novas propostas ao presidente Lula, mas adiantou que as conversas com o Congresso devem continuar até o fim da semana, em busca de uma solução que permita recompor as perdas fiscais sem comprometer o equilíbrio das contas públicas.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp














