Logo R7.com
RecordPlus
R7 Planalto

Lula pode sofrer punição de multa por desfile na Sapucaí, diz especialista

Presidente Lula foi homenageado por escola de samba no Rio de Janeiro

R7 Planalto|Rute Moraes, do R7, em BrasíliaOpens in new window

  • Google News
Nesse caso, o TSE pode entender que houve propaganda eleitoral antecipada Ricardo Stuckert / PR - 09.02.2026

Homenageado em um samba-enredo da escola acadêmicos de Niterói (RJ), o presidente Lula (PT) e sua equipe “assumiram riscos” ao manter o desfile na Sapucaí. Essa é a avaliação do advogado especialista em Direito Eleitoral Alberto Rollo. Conforme o especialista, há elementos no desfile que são “exagerados”.

“O refrão repetido [Olê, olê, olê, ola, Lula] dezenas de vezes no desfile acabou virando um comício. Me pareceu um comício, e não um desfile de escola de samba”, afirmou Rollo ao R7 Planalto.


LEIA MAIS

Ele citou ainda que, em uma das alas, houve fantasias que faziam alusão a jornada de trabalho 6x1, à defesa da soberania do Brasil, contra o tarifaço dos EUA, pela taxação dos super-ricos e ampliação da isenção do Imposto de Renda.

“Esses assuntos falam do presente e do futuro, não do passado. É um tema de campanha futuro. Fazendo essa vinculação de todos os detalhes é todo um conjunto”, prosseguiu.


Rollo menciona, contudo, que reconhece que existe sátira e crítica no Carnaval, além do que também tinha menção à história de Lula no desfile. Mas pondera que houve referências claras aos projetos que devem estar no centro do debate da campanha eleitoral de 2026.

“Isso acaba vinculando diretamente o desfile com a próxima eleição. Mesmo sem pedido expresso de voto, mas tinham as palavras mágicas e dá para configurar propaganda eleitoral antecipada”, continuou.


O especialista explica, porém, que não se trata de crime eleitoral, mas de ilícito. Nesse caso, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pode entender que houve propaganda eleitoral antecipada, com multas que variam entre R$ 5 mil até R$ 25 mil ou, até mesmo, o valor gasto no desfile.

“Mas multa faz vaquinha e paga. Acho que não cabe muita preocupação”, avaliou. A punição mais grave, contudo, seria a de abuso de poder político e econômico, que pode render inelegibilidade de oito anos e cassação da chapa do petista.


Rollo, no entanto, ponderou que tal punição é mais difícil de ocorrer, pois a parte acusatória teria de ter muitos elementos probatórios para conseguir tal condenação.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.