Logo R7.com
RecordPlus
R7 Planalto

Lula quer encontro com Pacheco ainda nesta semana antes de indicar novo ministro do STF

Base do governo avalia que conversa com o senador cotado para a vaga deve ocorrer até sexta, antes de viagem de Lula para a África

R7 Planalto|Edis Henrique Peres, do R7, em BrasíliaOpens in new window

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Lula planeja se encontrar com o senador Rodrigo Pacheco ainda esta semana antes de nomear um novo ministro do STF.
  • A reunião estava agendada anteriormente, mas foi adiada devido a compromissos de Lula em viagens internacionais.
  • Jacquez Wagner, líder do governo no Senado, acredita que a falta de agenda é a razão para o encontro ainda não ter ocorrido.
  • O ministro Luiz Roberto Barroso anunciou sua aposentadoria antecipada há 38 dias, aumentando a expectativa pelo novo nome para a vaga.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Reunião é esperada para esta semana, antes de viagem de Lula à África Joédson Alves/Agência Brasil - arquivo

A equipe de Lula avalia que o presidente pode conversar com o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) nesta semana, antes de embarcar para a África, para avançar na escolha do nome que ocupará a cadeira deixada por Luís Roberto Barroso no STF (Supremo Tribunal Federal). O senador é um dos cotados e surge como favorito entre parlamentares.

A reunião estava prevista havia dias, porém, Lula viajou para a Ásia, seguiu para Belém (PA) durante a COP30 e participou da Celac, na Colômbia. O calendário segue apertado: na próxima segunda-feira (24), o presidente inicia viagem a Moçambique.


Leia mais

O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), afirma que a conversa ainda não ocorreu por incompatibilidade de agendas. O encontro pode ser decisivo. Lula estimula Pacheco a concorrer ao governo de Minas Gerais, enquanto o senador demonstra interesse pela vaga no Supremo.

Durante compromissos públicos em Minas neste ano, o presidente chegou a cobrar de Pacheco uma definição sobre a candidatura. O senador, porém, respondeu que seguiria a vontade da população.


Assim, enquanto a reunião não é marcada, os nomes cotados aguardam. Entre eles está o de Jorge Messias (AGU), preferido da ala política do governo. Desde o anúncio da aposentadoria antecipada de Barroso, em 9 de outubro, passaram-se 38 dias.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.